Como remover ou desativar a proteção contra gravação USB no Windows 10
novembro 21, 2021Às vezes, esse procedimento simples acaba sendo uma verdadeira dor de cabeça porque uma janela se abre inesperadamente com uma mensagem desagradável: “O disco está protegido contra gravação.” Mostraremos a seguir como resolver esse problema.
Métodos para remover a proteção contra gravação de um USB
Se precisar copiar, colar, formatar, salvar alterações em um dispositivo USB, mas a proteção contra gravação não permite, não perca a calma. É possível resolver este problema, através do Editor de Registro do Windows 10 (Regedit) que permite modificar ou editar os registros do Regedit Offline no Windows 10 e através das Políticas de Grupo GPO ( gpedit ).
A seguir explicaremos o que fazer em cada uma dessas opções para que você possa desabilitar a referida proteção.
Editor de registro do Windows 10:
Para acessar o Editor do Registro deve-se pressionar simultaneamente as teclas start + R. Será aberta uma janela na qual deverá escrever a palavra ¨regedit¨ e clicar em OK. Você pode tornar esse processo mais rápido na próxima vez, adicionando o editor de registro ao menu iniciar.
Agora você terá à sua disposição uma janela exibida, na qual deverá clicar em várias pastas, com o seguinte caminho: HKEY_LOCAL_MACHINE> SYSTEM> CurrentControlSet> Control> StorageDevicePolicies. Neste ponto, você deve seguir as seguintes etapas:
- Localize no registro WriteProtect e, com o botão direito, pressione a opção”Modificar”.
- Na janela que é aberta com o nome ¨Editar valor DWORD¨, você alterará ¨0¨ para ¨1¨ na caixa ¨Informações do valor¨. Clique OK.
Com essas etapas simples, seremos capazes de remover a proteção contra gravação de dispositivos USB por meio do editor de registro do Windows 10.
Editor de política de grupo GPO do Windows 10
Pressione as teclas home + R e digite o termo gpedit.msc. Será aberta uma janela com várias pastas, na qual você deve seguir o seguinte caminho: Configuração do computador> Modelos administrativos> Sistema> Acesso ao armazenamento removível. Você terá acesso a uma série de políticas importantes. Siga as próximas etapas:
- Localize as três seções de Disco removível, com as especificações: Negar Acesso de Execução, Negar Acesso de Leitura, Negar Acesso de Gravação.
- Em cada um deles, dê um duplo clique e ative a caixa “Desativado”. Pressione Aplicar e OK.
Você poderá remover a proteção contra gravação dos dispositivos USB que usará a partir de agora e poderá acessar todos os seus benefícios.
Entre no Windows Defender e desative a proteção contra gravação do seu USB
Por fim, queremos sugerir que dê uma olhada no Windows Defender, que você pode baixar e usar offline, que é instalado automaticamente no seu Windows 10. A razão é que, na seção”Antivírus e proteção contra ameaças”, a opção ¨ Controle o acesso à pasta ¨
O que estaria bloqueando a possibilidade de poder usar seu dispositivo como você deseja. Você deve desativá-lo e, com muita facilidade, poderá resolver o problema.
Se você tentar esses procedimentos, talvez mais, e não for possível remover ou desabilitar a proteção contra gravação do seu dispositivo USB, provavelmente significa que você deve alterá-la, pois ela já atingiu sua vida útil.
É importante também que você saiba que a proteção contra gravação em dispositivos USB não é programada inutilmente, a principal razão pela qual ela existe é para proteger seu computador de possíveis perigos dessa fonte, algo realmente vantajoso.