Como formatar NTFS em um disco rígido do Windows ou pen drive a partir do Mac OS

Como formatar NTFS em um disco rígido do Windows ou pen drive a partir do Mac OS

março 24, 2022 0 Por Como Posso?

Em relação a este tutorial, talvez você se interesse em saber como recuperar arquivos de USB ou disco rígido com formato RAW sem formatação. Além desses tutoriais, você encontrará muitos outros guias úteis em nosso site.

O formato Windows e o formato Apple

Formato NTFS

O sistema operacional Windows é muito diferente do que a Apple nos oferece com Mac OS, da mesma forma que o sistema de arquivos presente em ambos os sistemas operacionais é muito diferente. No caso do Windows, temos o sistema de arquivos NTFS.

O formato NTFS é muito eficiente, sendo o mais popular usado no Windows. Infelizmente sua implementação não é totalmente explorada no Mac OS, antes não poderia ser formatado naquele sistema, mas hoje existem algumas medidas para esse fim.

Formato APFS

Por parte da Apple, temos o sistema de arquivos APFS, formato que está presente em computadores com sistema operacional Mac OS. É o mais recente sistema de arquivos desenvolvido pela empresa Apple, substituindo o formato HFS +.

A partir de hoje, é o formato padrão nos computadores da empresa apple, tem mostrado grandes melhorias e é especialmente útil com discos de estado sólido (SSD) e drives removíveis.

Como formatar NTFS em um disco rígido do Windows ou pen drive a partir do Mac OS

Originalmente o sistema operacional Mac não tinha a opção de formatar em NTFS, embora existam vários métodos com os quais podemos fazê-lo. Neste caso, usaremos o Tuxera NTFS, um aplicativo muito útil para formatar adequadamente em NTFS.

  1. O primeiro passo é baixar a ferramenta, você pode obtê-la através deste link do Tuxera NTFS. Lembre-se de que a versão completa deste programa está paga, o preço está acessível.
  2. Depois de fazer o download do aplicativo, prossiga para instalá-lo. Siga os passos até que a instalação seja finalizada, quando terminar você pode começar a usá-lo.
Saiba +  Como visualizar e reproduzir vídeos do YouTube no formato 4k de um Mac OS |

Comece a formatar em NTFS

  1. A primeira coisa que você deve fazer é conectar o disco rígido ao computador. Verifique se o computador o detectou corretamente. Depois disso, é hora de iniciar o programa.
  2. Para iniciar o aplicativo, você deve ir para a seção Preferências do Sistema no seu computador Mac.
  3. Quase no final aparecerá a opção NTFS for Mac OS X, clique sobre ela.
  4. Na tela do aplicativo você verá várias opções, a primeira coisa que você deve fazer é localizar o disco rígido que deseja formatar.
  5. Clique no disco rígido que deseja formatar, como você notará, a opção Excluir aparece à direita do aplicativo . Pressionando esta opção irão aparecer as opções para formatar nosso disco rígido, você deve selecionar o sistema de arquivos Windows NT que é uma das versões deste sistema operacional.
  6. Na segunda opção, você pode alterar o nome do seu volume, não é uma etapa necessária, mas você pode personalizá-lo ao seu gosto. Assim que terminar a configuração, clique na opção Excluir.
  7. Espere até que o processo termine e você terá seu disco no formato NTFS.

Após o processo acima, você pode formatar o sistema de arquivos NTFS facilmente através do Mac OS. Você não precisa procurar mais, pois esse método é funcional e muito fácil de usar. Por fim, você deve saber que também pode formatar uma unidade flash USB para FAT32 no Mac.