Como formatar com segurança um computador Mac OS – rápido e fácil

Como formatar com segurança um computador Mac OS – rápido e fácil

dezembro 8, 2021 0 Por Como Posso?

Em primeiro lugar, é importante que saiba que a formatação implica eliminar todos os ficheiros que tem no seu pc, que em algumas ocasiões poderá recuperar com a ajuda de outras ferramentas; deixando-o como um novo equipamento de fábrica, por isso é importante que você tenha certeza que deseja realizar a formatação e levar suas previsões, como backup de documentos e programas, você também pode usar discos rígidos e memórias removíveis; para não perder documentos, fotos, vídeos importantes, etc.

No caso dos programas que você instalou anteriormente no seu Mac, ao formatar o pc deverá baixá-los novamente; embora também existam vários métodos para recuperar programas ou arquivos; Você pode conferir alguns tutoriais para ele em nosso site.

Etapas para formatar um computador Mac OS

Para começar a formatar seu Mac, sugerimos as seguintes etapas:

Desautorizando o iTunes em seu Mac

Depois de fazer o backup de todos os seus arquivos para não perdê-los, entramos no assunto e começamos com a negação da sua conta iTunes, por que é tão importante?; A razão disso é que a conta do iTunes está associada ao Mac, podendo até ser associada a até 5 computadores.

Mas se você deseja formatar seu Mac para vendê-lo, você não deve expor sua conta e permitir que outros a acessem; por isso é imperativo rejeitar.

A desautorização é feita do seu computador, basta acessar sua conta e escolher a opção “autorizações”; finalmente selecione” remover autorização deste computador” e ele pedirá apenas sua senha para confirmar a solicitação e, portanto, a conta será desvinculada do Mac.

Desconectar FileVault

Pode-se dizer que não é uma etapa totalmente necessária; mas como é o encarregado de criptografar os arquivos do seu Mac para protegê-los e eliminá-los, o mais recomendado então é desconectar o FileVault para garantir que a formatação seja realizada de acordo.

Para prosseguir com a desconexão do FileVault, você deve ir em” preferências do sistema“, depois em”segurança e privacidade”; mais tarde, você verá uma mensagem informando que o FileVault foi desativado para o disco; em alguns casos, pode ser necessário inserir a senha para confirmar.

Saiba +  Como restaurar, redefinir ou limpar o histórico do navegador Safari no Mac OS

Desative ou desconecte o iCloud

A próxima etapa necessária para formatar seu Mac é desconectar ou desativar o iCloud; É importante, pois pode conter dados de pagamento armazenados que você efetuou; Embora seja verdade que a formatação apaga os registros, se você não desconectar a nuvem, é possível que algum traço dessa informação permaneça.

Para desconectar o iCloud, você deve ir em” preferências do sistema” e escolher iCloud, então você pode fechar a sessão e você pode até mesmo excluir as informações que estão armazenadas no seu Mac em todas as janelas pop-up.

Modo de recuperação

Agora você deve reiniciar o Mac e ativar o modo de recuperação; vá para o ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela e pressione reiniciar; em seguida, use o comando + R e você verá o logotipo da Apple em forma de maçã girar na forma de um círculo. Isso impedirá que o seu Mac seja associado ao seu ID Apple.

Pronto para formatar um computador Mac

Para formatar como tal, você deve ir em” utilitário de disco” e clicar em continuar; Agora você deve escolher o disco rígido principal e clicar em”excluir”, isso iniciará a formatação. É importante que você saiba que, após formatar seu Mac, você pode instalar o Mac OS facilmente; basta seguir os passos que aparecerão na tela.