Como fazer um console retro portátil com Raspberry Pi?

Como fazer um console retro portátil com Raspberry Pi?

fevereiro 12, 2022 0 Por Como Posso?

O Raspberry funciona como qualquer computador , mas com menos recursos. Para a instalação do novo console é necessário ter os seguintes materiais:

  • Raspberry Pi.
  • Adaptador de corrente
  • Cartão micro SD
  • Controladores de jogo
  • cabo HDMI
  • Mouse e teclado

A versão mais recente do Raspberry no Pi 4 e há locais onde vendem a placa-mãe com alguns dos componentes necessários para a montagem do console, como o cabo HDMI e o cabo adaptador de força.

Alguns incluem um invólucro transparente para proteger a placa e os componentes, bem como um dissipador de calor para evitar o superaquecimento. Esta versão suporta até 4 GB de memória RAM e possui portas HDMI, rede e USB.

O cartão Micro SD é necessário porque o Raspberry Pi não inclui memória de armazenamento , que é extremamente necessária para a instalação do software. Instalar o Raspberry é um processo simples, mas é preciso ter paciência para não cometer erros ao montar os conectores e colocar os cabos.

Faça um console portátil com Raspberry Pi

Agora vem a parte interessante de montar o console. Depois de ter todos os implementos de hardware, vamos para o próximo nível, que é a instalação do sistema operacional. 

Instale RetroPie

Baixe e instale a imagem RetroPie no cartão Micro SD de seu site oficial . Na seção de download, selecione a versão da imagem correspondente ao seu Raspberry Pi.

O download pode demorar, mas dependerá principalmente da velocidade de sua conexão. Assim que o download for concluído, você deve agora salvar a imagem no cartão Micro SD. Existem aplicativos especializados para essa tarefa, como os usuários do Win32diskimager e do Linux, apenas precisam usar um comando para executar esta ação.

Inicie e configure o Raspberry Pi

Coloque o Micro SD no Raspberry e em teoria você já tem um console de videogame clássico pronto para usar usando o mouse e o teclado. Fazendo a instalação desta forma, você tem à sua disposição diferentes tipos de emuladores padrão instalados.

Saiba +  Como promover e vender um produto online com vídeos

Conecte o teclado próximo ao controlador para fazer as configurações necessárias para tocar. Ao iniciar pela primeira vez, é iniciada uma configuração automática que terminará na interface do EmulationStation. 

Configure o controle de comando

Com o controlador de jogo conectado ao Pi você vai configurar os botões de direção do controlador em paralelo com as indicações na tela pressionando para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. Além dos botões de movimento, você também pode configurar atalhos de controle para simplificar muitos processos durante o jogo, como salvar jogos.

Acesse seus ROMs remotamente

As versões mais recentes do Raspberry Pi incluem um adaptador Wi-Fi para que você possa se conectar à sua rede doméstica sem fio. Você pode até mesmo fazer o flash de seus ROMs baixados do seu PC principal para o Pi.

Você só precisa se conectar à rede Wi-Fi do Raspberry nas configurações do sistema EmulationStation . Agora certifique-se de que o Pi e o seu computador estão conectados à mesma rede e, do explorador de arquivos do seu computador, vá para \ retropie.

Ao estabelecer conexão com o Pi, adicione todas as ROMs obtidas legalmente que deseja usar para jogar. Ao terminar este processo, reinicie o Raspberry Pi para que as alterações tenham efeito.