Como formatar um cartão micro SD protegido contra gravação?

Como formatar um cartão micro SD protegido contra gravação?

dezembro 8, 2021 0 Por Como Posso?

Existem vários motivos pelos quais as memórias SD ou micro SD são protegidas contra gravação . Ao mesmo tempo, os métodos utilizados para realizar este procedimento também são diversos, em qualquer caso, deve-se levar em consideração a natureza do bloqueio.

Fechadura de fábrica e fechadura física

Muitas vezes, as memórias SD ou micro SD são bloqueadas diretamente no momento da fabricação. Às vezes, certos programas, videogames ou outros tipos de conteúdo são distribuídos em memórias SD que são bloqueadas para escrita; nesses casos, na maioria dos casos, é difícil convertê-los em memórias que podem ser escritas.

Por sua vez, existe uma outra forma de proteger uma memória de escrita, mais comum em memórias SD ou em adaptadores , referimo-nos a interruptores para converter uma memória em memória protegida ou bloqueada. Essa prática é positiva se você deseja proteger sua memória de vírus ou outros perigos.

Em relação ao caso anterior, deve-se observar que isso pode ser resolvido tão facilmente quanto mudar a chave de posição. Desta forma, você desbloqueará com êxito a memória SD ou micro SD e poderá usá-la novamente para escrever nela.

Bloqueio de software

Chamamos de bloqueio de software o procedimento usado para proteger uma memória contra gravação, a verdade é que existem muitos métodos para realizar este procedimento, você pode até desabilitar a proteção contra gravação USB no Windows 10 . Da mesma forma, existem várias maneiras de finalmente desbloquear as memórias.

Sem dúvida, o primeiro deles seria justamente tentar formatar a memória . Na grande maioria dos casos, isso significa que ele pode ser usado novamente de maneira normal, sem o incômodo aviso de que está protegido contra gravação.

Tente formatar sua memória da seguinte maneira:

  1. Vá para a seção “Computador”, onde estão todas as unidades de armazenamento ativas, ou seja, os discos rígidos.
  2. Clique com o botão direito no seu cartão micro SD. Clique na opção “Formatar”.
  3. Para iniciar o processo de formatação, basta clicar no botão “Iniciar”.
  4. Realizando o processo mencionado acima, na maioria dos casos você será capaz de recuperar as opções de gravação de sua memória.
Saiba +  Como criar uma conta de carteira de criptomoeda Bitcoins?

Como você pode ver, este tutorial foi desenvolvido para realizar o procedimento no Windows. Ainda assim, também é possível formatar um Micro SD a partir do Android , embora o processo possa ser complicado para memórias protegidas contra gravação e você possa precisar desbloqueá-las primeiro.

Desbloquear um cartão micro SD protegido contra gravação

Embora não seja algo comum, também costuma acontecer que a memória que está protegida contra escrita não possa ser formatada , se for este o caso não se preocupe, existe também um outro método eficiente para isso:

  1. Para isso será necessário abrir o console de comando do Windows, você pode realizar este processo pressionando a tecla Windows + R.
  2. O menu “Executar” será exibido na tela , aqui você deve escrever o seguinte “CMD” e clicar na opção “OK”.
  3. Digite o seguinte comando “Diskpart” na tela que aparece, depois disso pressione a tecla “Enter”.
  4. Ao fazer isso, uma nova tela aparecerá, aqui você deve digitar o seguinte “List Disk” e pressionar a tecla “Enter”. Depois disso, a lista de dispositivos de armazenamento será exibida, você será capaz de reconhecer a memória SD como ela aparecerá com seu peso e o espaço que ocupa.
  5. Agora você deve fornecer o seguinte comando, levando em consideração o número do seu disco rígido, suponha que seja o número um, se assim for este seria o código que você deve escrever “Selecionar disco 1” e pressionar “Enter”.
  6. Digite “Atributos e pressione a tecla” Enter.
  7. A última etapa é escrever o código ” Disk clear readonly ” e pressionar a tecla “Enter” novamente. Depois de concluir este procedimento, você terá removido a proteção contra gravação do cartão SD.

O uso do DiskPart também permite a criação de uma partição de boot e muitas outras ações, o que o torna uma ferramenta muito relevante neste sistema operacional.