Como fazer um calendário facilmente usando macros do Corel DRAW

Como fazer um calendário facilmente usando macros do Corel DRAW

novembro 30, 2021 0 Por Como Posso?

Com este aplicativo você poderá gerar seu próprio calendário personalizado em poucos minutos, sem a necessidade de baixar um template da web. Este é o interessante desse tipo de programa, sua grande versatilidade. E através dele você poderá criar um calendário automaticamente e para isso basta seguir as seguintes instruções.

Talvez lhe pareça que realizar este projeto é um pouco difícil ou complicado, mas nada está mais longe da verdade.  Criar um calendário facilmente usando macros do Corel Draw é tão simples quanto fazer um ajuste de cor em uma foto.

Como fazer um calendário facilmente usando macros do Corel Draw

Para poder   fazer um calendário facilmente usando as macros do Corel Draw , vamos fazer uso de uma funcionalidade pouco conhecida e muito poderosa. E se trata de criar e executar macros VBA, com ela podemos realizar qualquer tipo de tarefas complexas ou repetitivas. E para usá-lo, vamos fazer o seguinte.

Primeiro vamos para o aplicativo e abrimos uma folha em branco, então no menu superior vamos selecionar a aba Ferramentas. E agora vamos procurar a opção Macro para selecioná-la. E por último, nas diferentes opções que serão apresentadas, vamos fazer um clipe na opção Executar Macro .

Esta ação fará com que uma janela apareça, nela faremos um clipe na opção Descrição para que várias opções sejam exibidas. Dos quais vamos selecionar a opção Assistente de calendário. E então clicaremos na opção Executar, agora aparecerá uma janela na tela para configurar nosso calendário .

Usando o Assistente de calendário de macro no Corel Draw

Nele podemos selecionar o tipo de calendário que vamos criar, vamos selecionar também o idioma, o ano, mês, dia, semana, etc. Podemos colocar o dia em que começa a semana, também podemos distribuir no documento, a forma como os meses serão vistos, se quiser adicionar qualquer outro elemento, como uma imagem pode deixar espaços em branco.

Saiba +  Como colocar ou aplicar uma sombra a objetos com CorelDRAW - etapas simples

Como você pode ver, nesta janela você pode personalizar totalmente seu calendário ao seu gosto, no lado direito irá mostrar uma imagem de visualização. Podemos usar o botão Feriado para adicionar feriados ou feriados. Ao fazer um clipe devemos selecionar o dia, o mês e o nome desse dia, como San Juan.

A seguir vamos fazer um clipe na opção Adicionar / Modificar para adicionar a data do feriado e este mesmo procedimento que vamos realizar, com os outros feriados que queremos incluir no nosso calendário. Quando já tivermos feito todas as modificações e incluído todos os dados no calendário e estivermos satisfeitos com o seu aspecto, clicaremos na opção Gerar.

Gaste alguns segundos antes de dar a você a confirmação com a seguinte mensagem, Geração de calendário concluída . E a última etapa será fazer um clipe na opção Fechar e o calendário estará pronto. Desta forma é possível editar, alterar a cor, o tipo de fonte, o tamanho, o estilo, a orientação da escrita, etc.

O resultado final é simplesmente fantástico e o melhor de tudo é que podemos personalizá-lo totalmente ao nosso gosto ou necessidade. Concluímos assim mais um artigo que ensina como utilizar as diferentes funções que possui o Corel Draw . E de uma forma simples podemos mostrar como fazer um calendário facilmente usando as macros do Corel Draw.