Como criar e usar macros do Corel DRAW – fácil e simples

Como criar e usar macros do Corel DRAW – fácil e simples

julho 8, 2023 0 Por Como Posso?
lâmpada camaleão corel draw

Quando você precisa fazer a mesma forma de flor ou usar o mesmo guia de design no Corel Draw repetidamente, pode ficar um pouco entediante, especialmente quando é preciso muitos detalhes e trabalho para fazer uma única forma . É aqui que entram as macros .

Como tal, são comandos através dos quais podemos “gravar” uma série de ações, por exemplo, criar um retângulo, e poder recriá-lo através da macro sem ter que passar por todo o processo de fazê-lo novamente. É uma maneira muito rápida de realizar um grande número de ações com apenas alguns cliques.

Embora a palavra “macro” possa ser um pouco intimidante para muitas pessoas, na verdade as macros dentro do Corel Draw são muito fáceis de usar e você não precisa ter conhecimento de programação ou funções através do Visual Basic , bem como o fato de ser capaz de crie um código com o livro macro pessoal .

Embora seja possível configurar macros no Visual Basic e outros programas relacionados, o Corel Draw permite criar e usar macros de uma forma muito simples. Agora, antes de falarmos sobre como criar e usar macros, temos que falar sobre projetos .

As macros são armazenadas em módulos de macro , que são armazenados em projetos de macro. Para se ter uma ideia de como isso funciona, podemos imaginar os módulos como uma macro específica, enquanto os projetos para as pastas onde esses módulos estão inseridos.

Assim, podemos criar um projeto chamado “retângulos” e dentro deste projeto ter módulos com as diferentes macros dos tipos de retângulos que queremos ter para esse projeto.

Além disso, para poder acessar essas macros, você pode entrar na barra de menu superior na parte Ferramentas, depois em Macros e finalmente na opção Gerenciador de Macros. Embora recomendamos que você abra a janela de encaixe do gerenciador de macros, pois são mais fáceis de controlar.

Saiba +  Como fazer um ajuste de cor em uma foto usando o Corel DRAW

Isso pode ser encontrado no menu Janela na parte superior. Aqui, podemos ver todos os projetos, e ao clicarmos em cada um, podemos ver os módulos que estão dentro.

Se você deseja criar uma macro, deve começar criando um projeto. Para fazer isso, clique na opção no topo do gerenciador de macro que diz Novo e a seguir na opção “Novo projeto de macro …” . Você deve salvá-lo e dar-lhe um nome.

Agora, com o projeto selecionado, você deve clicar na opção Gravar que está na parte inferior do Gerenciador de Macros. Você deve dar um nome e uma descrição a este módulo e poderá prosseguir para salvá-lo.

Gravar, é o processo de criação da macro. Você tem que fazer a forma, desenho ou ação que deseja na macro e, uma vez que a ação esteja pronta, você pode clicar no botão parar gravação. Agora, você poderá ver sua macro dentro do projeto onde a salvou e poderá utilizá-la quando quiser.

opções de edição corel draw

Como fazer macros temporárias

Macros temporárias são macros que existirão apenas na sessão ou documento do Corel Draw que você abriu. É uma excelente alternativa para macros que você não usará novamente para não encher seus projetos com macros inúteis. Para criar um, você deve entrar no menu Macros na guia Ferramentas.

Aqui você verá a opção de criar macro temporária. Selecione-o, grave sua macro e pare de gravar. Em seguida, você pode usar sua macro usando ” Executar macro temporária ” sempre que desejar.