Como fazer um backup |

Como fazer um backup |

novembro 13, 2021 0 Por Como Posso?

Os critérios e preferências que podemos encontrar ao fazer um backup dos arquivos, configurações e programas do nosso computador são diferentes. Há quem prefira fazer manualmente, sem usar programas.

Outros confiam na procura de um software adequado que possa facilitar a tarefa de várias maneiras, economizando tempo e esforço. No entanto, com o passar do tempo, muitos sistemas operacionais incluíram programas e funções em seus aplicativos nativos que permitem que você faça cópias de backup facilmente para que você não precise recuperar os arquivos excluídos após a formatação do PC.

É o caso do Mac OS que tem integrado o aplicativo Time Machine, função do sistema operacional que nos permite fazer backups automáticos de nossos documentos, fotos, vídeos, músicas, programas e até arquivos de sistema. Uma vez feito isso, você pode restaurar este backup em seu novo computador ou caso os arquivos em seu disco rígido sejam excluídos ou danificados ou você precise substituí-lo. Vamos ver como fazer.

Requisitos para realizar um backup com Time Machine

Em primeiro lugar, você deve saber que para o seu Mac fazer uma cópia de backup para um dispositivo externo, ele deve ter um formato de arquivo específico compatível com o sistema operacional.

O Time Machine não permite backups em dispositivos iOS ou discos rígidos formatados para Windows. Se o disco que você possui não estiver no formato correto, o Time Machine solicitará que você o apague ao conectá-lo ao Mac.

Por este motivo, recomendamos o uso de dispositivos mais adequados para fazer cópias de backup com Time Machine no Mac, entre eles podemos citar unidades Thunderbolt USB ou FireWire, uma unidade externa conectada a uma estação base AirPort Extreme, um AirPort Time Capsule ou qualquer outro dispositivo. armazenamento conectado à rede suportado pelo Time Machine via SMB.

Com estes dispositivos você terá a garantia de que seu backup será feito corretamente e poderá utilizá-lo sem dificuldades onde quiser restaurá-lo.

Saiba +  Como conectar um monitor externo com cabo HDMI ou VGA a um Mac OS

Ao conectar o dispositivo de armazenamento ao seu computador Mac, você pode obter automaticamente uma caixa de diálogo perguntando se deseja usá-lo para backup do Time Machine.

Neste caso, marque a opção “Criptografar disco de backup”, é a mais recomendada. Em seguida, clique no botão”Usar este disco”. Caso a unidade não seja reconhecida automaticamente, explicamos a seguir como entrar no Time Machine, selecionar o disco manualmente e configurar o backup de acordo com suas preferências.

Backup para Mac com Time Machine

Para abrir o Time Machine, pressione as teclas CMD + barra de espaço para abrir o Spotlight e digite na barra de pesquisa”Time Machine”, clique para executar o aplicativo.

Você também pode entrar no Time Machine selecionando o menu Apple, vá em  “Preferências do Sistema” e, por fim, clique em”Time Machine”. Em seguida, conecte a unidade externa ou dispositivo que você vai usar para fazer as cópias de backup.

No aplicativo, clique em”Selecionar disco de backup”. Na caixa de diálogo que aparece, selecione a unidade de armazenamento externo que você conectou ao seu Mac na lista de unidades disponíveis.

Marque a opção”Criptografar backups” e clique no botão”Com disco”. Se o disco selecionado não tiver o formato de arquivo correto para o Time Machine, o aplicativo solicitará que você o apague para continuar. Isso excluirá todo o conteúdo da unidade externa.

Imediatamente, o Time Machine começará a realizar backups automáticos periodicamente. Nas”Preferências” do Time Machine você pode selecionar quais elementos o backup incluirá e assim ter um backup confiável em todos os momentos, sem complicações.