Como criar macros no Excel passo a passo de forma simples

Como criar macros no Excel passo a passo de forma simples

abril 14, 2022 0 Por Como Posso?

Excel é um excelente programa que nos permite fazer planilhas com muita facilidade com ferramentas de apoio para que seu acabamento seja profissional e acima de tudo limpo. Nesta ocasião, você aprenderá passo a passo como criar macros no Excel de forma simples e com um guia completo para cada ponto. Você não pode perder!

Macros são ações ou tarefas que sob uma série de especificações podem ajudar a realizar tarefas dentro das células automaticamente, como a criação de tabelas dinâmicas, calendários, elementos que devem ser repetitivos no mesmo arquivo Excel.

É muito importante quando precisamos manter uma conta automática de altos valores ou compartilhar este arquivo no Drive e poder usá-lo para manter a contabilidade de uma empresa com um parceiro, criando tabelas repetitivas em várias folhas do mesmo documento, se você tiver para executar a ação manual todas as vezes.

Como criar macros no Excel?

  1. Entramos em nosso programa Excel de nosso computador. Se você não tem este programa, pode instalar o Excel a partir de seu site oficial.
  2. Selecionamos um novo arquivo em branco para iniciar este guia.
  3. Temos que visualizar a aba”Desenvolvedor” no menu acima, se para essas coincidências eles não a virem ativa, devem digitar”Arquivo” e a seguir a opção” Opções”, “Personalizar fita” e clicar no botão “Desenvolvedor”. de modo que seja visível.
  4. Para começar, clicaremos em “Gravar macro” e então uma nova janela aparecerá onde podemos mudar o nome da macro que iremos criar, selecionar onde iremos salvá-la e uma descrição do que esta macro se destina a fazer automaticamente.
  5. Dentro desta janela existe também a opção de atalho, o que nos permitirá que com nosso teclado e um atalho possamos realizar a opção rapidamente. Permite-nos utilizar CTRL + a tecla que consideramos necessária para realizar a opção.
  6. Podemos iniciar a gravação, vamos criar o texto desejado em cada célula, por exemplo; uma tabela de atividades colocando os dias e atividades criando uma tabela das mesmas, no final da ação devemos parar a ação e ela foi gravada.
Saiba +  Aprenda a criar e usar a função Extrair no Excel.

Como usar macros no Excel?

  1. Para começar, devemos levar em conta e lembrar com qual abreviatura salvamos nossa macro anterior.
  2. Em um novo documento Excel começaremos criando a macro, com as abreviações você verá que o que gravamos anteriormente é repetido em nosso novo documento à medida que o fazemos.
  3. Importante: Ao pressionarmos a macro com suas abreviações novamente, veremos que ela está localizada no mesmo lugar de onde inicialmente gravamos, portanto, mesmo se colocarmos nossa seleção de células em outro local e ativarmos a macro, ela retornará ao seu ponto de partida.
  4. Para evitar que isso aconteça, iremos regravar nossa macro, desta vez ativando a opção “Usar referências relativas” e gravando novamente a mesma macro anterior, mas com esta opção ativa.
  5. Criamos um novo documento para testar se, desta vez, a macro pode ser portada com eficácia.
  6. Tentamos novamente com as abreviações e de forma excelente copiamos esta macro para o local onde queremos que a ação seja executada.
  7. Importante: Quando gravamos macros devemos considerar os espaços ao redor de uma mesa, por exemplo, se eles deixaram dois espaços de cima e um de lado, quando realizamos a ação com as abreviaturas descobrimos que considera e coloca isso mesa nesses espaços.

Desta forma, você aprendeu passo a passo como fazer macros e que esta ferramenta pode ser útil nos casos em que você precise repetir escritas, títulos ou criar e aplicar um estilo de tabela personalizado no Excel.

O Excel é uma infinidade de ferramentas dentro de um mesmo programa, neste site fornecemos muitas informações sobre suas utilidades, como o arredondamento de um número no Excel passo a passo.