Como consertar um CD ou disco riscado?

Como consertar um CD ou disco riscado?

janeiro 13, 2022 0 Por Como Posso?

Existem vários fatores que afetam o funcionamento do CD, algumas pessoas tendem a ser muito agressivas com eles e, portanto, ficam danificados. Entre as que mais afetam estão as condições de transporte do mesmo , já que por causa de uma caneta e outro objeto semelhante em uma bolsa, podemos perder todos os arquivos.

Para evitar esse problema, é importante ter um porta-CD ou capas de CD, que são projetadas para protegê-los, com um material muito parecido com um tecido macio, e que evita esses inconvenientes.

Como consertar um CD ou disco riscado?

Existem diferentes métodos que funcionam quando os discos já estão riscados, entre os mais comuns está a limpeza com banana . Incrivelmente, as bananas têm certas propriedades que ajudam a preencher os espaços já arranhados pelos discos.

O que você tem que fazer é pegar uma banana ao meio e começar esfregando um pouco que começa de dentro do disco e vai saindo. Após cerca de 5 minutos do processo, limpamos e certificamos que não há nenhum resíduo , este processo pode ser repetido várias vezes.

Como limpar para que volte a funcionar?

Os discos às vezes param de funcionar porque possuem sujeira armazenada dentro deles , portanto, basta fazer uma boa manutenção para que possa ser útil novamente. Desde quando fazemos a limpeza, retiramos a sujeira que está obstruída entre o reprodutor e o disco.

Os métodos mais eficazes para limpar um CD são: com Álcool e com pasta de dente , pois além de fazerem um trabalho incrível, são itens muito fáceis de entrar em qualquer casa.

Limpe o disco com álcool

Para fazer o processo com álcool, é extremamente importante não usar pano que deixe fiapos ou arranhões. Para tal, o mais cómodo é utilizar um pano feito do mesmo pano que acompanham os panos para limpeza de lentes, ou se tivermos à mão podemos usar.

Saiba +  Como colocar corretamente um protetor de tela anti-choque no celular

Esfregamos o disco suavemente com o pano umedecido em álcool. Geralmente acontece que às vezes o disco não fica completamente limpo após a aplicação do álcool e, portanto, devemos limpar o disco novamente. Após cerca de duas ou três aplicações, é muito provável que funcione novamente.

Limpe o disco com pasta de dente

Outra das formas mais utilizadas de limpeza de discos é com pasta de dente, método tão eficiente quanto famoso . De tal forma que, se fizéssemos uma pesquisa com os jogadores do console Play 2, pelo menos 80 ou 90% saberiam desse processo.

O processo é parecido com o do disco, só que vamos trocar a aplicação com o pano pelo dedo, que deve estar totalmente úmido, e tentaremos aplicar no arranhão do disco, de forma linear e a partir de dentro para fora. Ao fazer isso, é muito provável que o disco funcione novamente.

Os discos são muito úteis até hoje, há arquivos que ainda permanecem neles e não foram transferidos para uma memória USB, embora não seja ruim, já que enquanto houver um lugar para reproduzi-los você sempre poderá apreciá-los.

Sem dúvida, se você usar um dos métodos explicados anteriormente e levar em consideração os cuidados e recomendações necessárias, poderá recuperar novamente o seu CD riscado. E lembre-se, às vezes é necessário limpar o drive de CD-DVD para que leia o CD, também é possível recuperar arquivos de um CD-DVD com erros , isso se as opções apresentadas acima não funcionarem para você.