O que é phishing e como evitá-lo |

O que é phishing e como evitá-lo |

janeiro 31, 2022 0 Por Como Posso?

Mas como esses cibercriminosos fazem isso? Seu modus operandi é muito variado, mas o que costumam usar é o envio de um e – mail. Isso é feito a partir de um site totalmente falso e, de alguma forma, faz o usuário acreditar que está em um site seguro.

O que é phishing e como evitá-lo

Também existe um método muito comum usado por esses criminosos, que é o envio de e-mails que supostamente são enviados pelo seu banco. Esses criminosos se passam por funcionários do seu banco e pedem informações que normalmente não deveriam pedir. Muitas pessoas não sabem disso e fornecem todos esses dados

Quando o usuário pode reagir, é tarde demais, ele foi vítima de phishing e suas contas bancárias estão completamente vazias. É por isso que a entrega de informações confidenciais dessas maneiras deve ser evitada a todo custo. E muito menos se eles disserem que são representantes de bancos, já que essas instituições não costumam fazer isso.

Nem costumam enviar-lhe um link, para que possa resolver qualquer problema que digam ter surgido, seja tentativa de roubo, tentativa de transferência bancária, etc. É importante que você saiba que essas pessoas sempre farão você pensar que são os mocinhos e que estão protegendo você de algum crime.

Como evitar ser vítima de phishing

Para que você não seja uma das vítimas do Phishing, você deve tomar alguns cuidados e estar atento aos pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. Em primeiro lugar, você deve reconhecer quais são os possíveis e-mails maliciosos que procuram obter informações valiosas sobre suas contas e cartões.

Você deve aprender que nunca por nenhum motivo você vai clicar em links que seu banco supostamente lhe enviou, ele não tem esse costume. Você também deve evitar abrir qualquer documento anexado que nunca tenha solicitado. Sempre verifique a URL do site, pode ser um site inseguro.

Saiba +  Como pesquisar pessoas na Reniec por nomes ou sobrenomes DNI?

Evite também aqueles e-mails em que solicitam a atualização de senhas, usuários e dados sobre o seu perfil. Outra ação que você deve realizar para evitar ser vítima de Phishing  é manter seu antivírus e navegador atualizados e protegidos. Isso evitará muito ser vítima de software malicioso e tornará a tarefa dos criminosos mais difícil.

Lembre-se também de que o phishing pode atacar você em qualquer idioma e este é um método engenhoso que os criminosos possuem. E está se escondendo atrás de e-mails escritos em outro idioma. Sempre que vir esses tipos de e-mail, descarte-os imediatamente, é muito provável que eles tentem enganá-lo.

Lembre-se sempre de que não só por e-mail você pode ser vítima de Phishing, mas também por ataques por meio de diferentes redes sociais.

Da mesma forma, procuram solicitar dados e informações que não deveriam por esses meios. É por isso que você também deve ser muito cuidadoso e cauteloso com as informações que fornece dessa forma.

Esperamos que essas recomendações ajudem você a não ser mais uma vítima desses ataques cibernéticos. E esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre o que é phishing e como evitá-lo, proteja-se contra phishing.