Como consertar fones de ouvido que pararam de tocar?
fevereiro 2, 2022Os designs mais comuns de fones de ouvido são compostos de conectores que são inseridos em nossos dispositivos e por meio de um cabo são conectados aos alto-falantes. Este design, embora muito prático, tem várias desvantagens.
Como consertar fones de ouvido que pararam de tocar?
É comum que nossos fones de ouvido se deteriorem com o tempo a ponto de parar de funcionar. Por ter um design tão delicado, é muito fácil que se estraguem ou simplesmente esgotem sua vida útil.
Entre os motivos mais comuns que nossos fones de ouvido estão estragados, encontramos: que tendo um cabo tão frágil se for aplicada uma tensão desnecessária é possível que os filamentos que o compõem se rompam , por isso hoje é cada vez mais comum conectar fones de ouvido por Bluetooth e sem cabos.
Se não for tomado cuidado ao armazená-lo, o cabo poderá se enroscar ou quebrar e, conseqüentemente, se estragar. Outra maneira comum de estragar os aparelhos auditivos é quando eles estão desconectados.
Se o cabo for agarrado de maneira grosseira, em vez de desconectar cuidadosamente o conector, é provável que ele seja danificado. Fazendo com que parem de funcionar completamente ou apenas um dos alto-falantes soe.
A melhor maneira de prolongar a vida útil de nossos aparelhos auditivos é tratá-los com cuidado , não aplicar estresse desnecessário e armazená-los em locais onde não corram o risco de se enroscarem. Desta forma, podemos continuar a apreciá-los sem inconvenientes.
Por outro lado, no caso de querer resgatar algumas próteses auditivas que pararam de funcionar, existe uma maneira muito fácil de consertá-las. Portanto, neste artigo aprenderemos as etapas que devem ser seguidas para corrigi-los de forma adequada.
Etapas para consertar fones de ouvido que pararam de tocar
A maneira mais comum de nossos fones de ouvido pararem de soar é porque o conector inserido no dispositivo (Mini Jack) está deteriorado. Ou a parte onde o cabo encontra o conector quebrou.
Se este for o nosso caso, a primeira coisa que devemos fazer é obter um conector Mini Jack que funcione . Podemos reciclar este conector usando um fone de ouvido antigo ou comprando um em uma loja de eletrônicos, eles geralmente são muito baratos.
O próximo passo é tirar os fones que vamos consertar, com uma tesoura cortamos a parte onde fica o conector junto com o cabo que está danificado . Deixando apenas os alto-falantes com o cabo que ainda está em boas condições.
Agora pegamos a ponta do cabo que acabamos de cortar e com uma pequena pinça arrancamos cerca de três centímetros do cabo. Retiramos o esmalte que o cobre até que os três filamentos que o cabo traz estejam expostos.
No caso de nossos aparelhos auditivos possuírem quatro filamentos internos , pegamos os dois cabos cinza e os unimos em forma de trança . Em seguida, pegamos o conector mini Jack que compramos e removemos a rosca que ele traz.
Podemos ver que possui três conectores. Em cada um desses conectores colocaremos cada um dos cabos que removemos anteriormente. Se tivermos ferro de soldar soldamos um pouco esses cabos para torná-los mais seguros, pronto assim consertamos nossos fones de ouvido.