Quais são as diferentes maneiras de lidar com erros no Visual Basic: Usando em caso de erro

Quais são as diferentes maneiras de lidar com erros no Visual Basic: Usando em caso de erro

dezembro 20, 2022 0 Por Como Posso?

Sempre que a declaração de erro sai no Visual Basic , é necessário usar alguma instrução de tratamento de erros ou tratar erros em nosso código, porque caso outro usuário a use, eles não saberão o que fazer. A seguir, você aprenderá quais são as diferentes maneiras de lidar com erros no Visual Basic usando a instrução On Error.

Importância de estabelecer uma rotina de tratamento de erros

Muitos dos problemas podem ser antecipados incluindo a rotina de tratamento de erros em seu código para corrigir quaisquer erros que possam ocorrer. Você conseguirá isso se familiarizando com o uso, funções, propriedades e métodos do VBA, a fim de antecipar o tratamento de erros.

Quando o tratamento de erros é adicionado ao procedimento do Visual Basic, a execução é movida para outra posição dentro do código, em direção à posição que trata o erro.

homens analisam qual é o erro

Ou seja, você deve colocar uma rotina no código do Visual Basic, ao encontrar o erro, ele irá procurar a instrução que trata o erro, localizando-se nela.

Você deve habilitar o tratamento de erros usando a instrução On Error . O que ele faz é direcionar a execução em caso de erro para a sentença que trata o erro. Se você pular esta etapa, quando o erro ocorrer, o Visual Basic interromperá a execução e mostrará uma mensagem com a opção de terminar ou depurar.

Lembre-se de que, para executar o tratamento de erros sozinho, é necessário desabilitar as atualizações automáticas do Microsoft Office . A declaração On error ativa ou desativa uma rotina de tratamento de erros, esta declaração On error tem três formas:

  1. On Error Resume Next.
  2. Em caso de erro, vá para a etiqueta.
  3. Em caso de erro, vá para TTo 0

Funções das três formas no erro

  • A instrução On Error Resume Next ignora a linha que está causando o erro. Às vezes, essa não é a melhor opção, pois praticamente não corrige o problema.
  • A instrução On Error Go To Label ativa uma rotina de tratamento de erros que começa na linha em que a instrução começa. Anteriormente, temos que habilitá-lo colocando On Error Go to e o nome do rótulo acima da instrução que está nos dando o erro.
  • Quando o manipulador de erros está ativo e o erro ocorre, a execução irá para a linha especificada na tag. É importante colocar “Exit Sub”, antes da mensagem que você cadastrou, para que quando a mensagem de erro aparecer e você aceitá-la, possa continuar.
  • On Error Go To 0. Esta declaração desativa o tratamento de erros dentro do procedimento. Se você tiver mais de uma instrução sobre tratamento de erros e decidir que não deseja que nada seja feito; coloque a instrução On Error Go To 0. Neste caso, o Visual Basic mostrará a janela de erro e lhe dará a opção de depurar ou finalizar.
Saiba +  Como mudar facilmente o idioma do Microsoft Office para o espanhol

Todos os erros que ocorrerem em seu trabalho devem ser tratados, assim será mais fácil e produtivo trabalhar no aplicativo que você utiliza. Levando isso em consideração, o melhor é antecipar a maioria dos possíveis erros para indicá-lo em seus tratamentos.

alerta de erro

Recomendamos que você mantenha um registro de todos os erros para depuração posterior do código. Torne-se um profissional corrigindo esses bugs irritantes e desfrute de uma execução agradável dos aplicativos populares do Microsoft Office. Você também pode criar seu código e restringi-lo com o livro de macros do Visual Basic.