Como adicionar e aplicar gradientes a formas com VBA?
março 31, 2023É por isso que a partir deste tutorial é mostrado onde pode ser configurado e depois aplicado a um formulário adicionado a uma planilha Excel .
Adicionar uma figura na planilha do Excel
Se você veio a este guia para aprender como aplicar gradientes a formas, significa que você tem conhecimento para adicionar figuras.
Mas nunca é demais mencionar como fazê-lo para quem não tem experiência com o Excel e as ferramentas que ele possui.
Pode ser que para um trabalho educacional você tenha sido solicitado a praticar esta função e, portanto, você tenha que aprender a adicionar formas e também aplicar o efeito degradante .
Portanto, a primeira coisa a fazer e que é óbvia é abrir uma nova planilha digitando a partir do ícone do programa.
Desta forma, você continua selecionando a opção em branco e um novo modelo do Excel será gerado. Em seguida, a ação é direcionada para a guia ” Inserir “.
Nele você verá um botão com o nome de ” Ilustrações ” no qual aparecerão três alternativas para escolher relacionadas ao segmento.
Entre estes, haverá um denominado ” Figuras “, que terá uma pequena seta apontando para baixo.
Esta ” seta “, quando selecionada, mostrará uma ampla gama de figuras classificadas em diferentes categorias, como figuras geométricas e outras.
Você pode escolher, por exemplo, a forma do cubo. Isso fará com que a ferramenta de desenho seja habilitada, que será usada clicando em qualquer lugar e mantendo os trechos pressionados para dimensionar a forma .
Outra maneira de adicionar formas à sua planilha é usando o método AddShape .
Ao determinar o tamanho que deseja, basta usar a energia solar e a imagem será inserida na planilha do Excel.
Aplicar gradientes a formas inseridas na planilha Excel
Agora, para aplicar gradientes às formas inseridas na planilha do Excel, é necessário utilizar uma ferramenta chamada ” Visual Basic “.
É uma espécie de console em que são adicionados comandos, também conhecidos como ” Macros “, para construir uma função extra. O VBA permite que você crie macros de forma rápida e fácil para usar no Excel.
Pode ser acessado através da aba “ Desenvolvedor ” ou “ Programador ” onde a referida ferramenta estará no canto superior esquerdo.
Ao ser clicado, será aberta uma janela pop-up composta por uma barra lateral de localização e uma tela em branco no restante.
Para continuar, você pode criar uma nova pasta e então um novo local chamado ” Módulos ” ou ” Macros ” onde o efeito gradiente será inserido.
A seguir, na seção em branco será escrita a linha de comando que habilitará a função desejada em questão.
A programação desta macro é baseada em três argumentos, que irão determinar os parâmetros, quais sejam: ” Estilo “, ” Variante ” e ” Preenchimento “. Ficaria assim:
Sub GradiantShape
Dim obFill como FillFormat
Defina obFill = ActiveSheet.Shapes (1) .Fill
ObFill.ForceColor.RGB = RGB (255, 255, 255)
Que obFill
.OneColorGradient msoGradientVertical, 2, 0,02
Wich .GradientStops (1)
.Cor = RGB (234, 122, 17)
.Position = 0
.Transparency = 0
Fim com que
Deve-se destacar que isso pode variar, tudo dependerá do estilo ou da forma como o usuário deseja que o efeito seja visto.
O mesmo acontece com as cores, os valores apresentados entre parênteses representam o tom que a figura terá , podendo ser alterados à vontade.
Ressalta-se que essa fórmula seria algo padrão, existem muitas combinações, mas o ideal é fazer um curso para se especializar na construção de um.
Outro dado importante é que a fórmula não é copiada e colada, cada palavra deve ser digitada passo a passo para que o Excel as oriente e não haja erros.
Assim como o formato VBA permite que você crie macros para trabalhar com formas com este programa, você também pode criar macros para adicionar gráficos às planilhas do Excel , tanto normais quanto gráficos de pizza.