O que é um servidor web, para que serve, como funciona e que tipos existem?

O que é um servidor web, para que serve, como funciona e que tipos existem?

fevereiro 12, 2022 0 Por Como Posso?

Um servidor web é basicamente responsável por pesquisar na internet as informações solicitadas por meio de um navegador; e, em seguida, envia os resultados dessa pesquisa diretamente para o navegador que o usuário utilizou. Ou seja, gera a conexão entre usuários e sites , por meio do navegador.

Se ainda não estiver claro para você, recomendamos que pesquise um pouco mais sobre para que serve o protocolo HTTP e como ele funciona . Isso certamente ajudará você a entender melhor o que é um servidor web.

Como funciona um servidor web e que tipos existem?

  1. Cada usuário insere as informações a serem pesquisadas no navegador de sua escolha (Opera, Google Chrome, Firefox, Safari ou outro) .
  2. Seu computador, tablet ou smartphone consulta um servidor DNS para localizar o servidor que contém as informações necessárias.
  3. Quando a localização do servidor é conhecida, o protocolo HTTP, que é diferente do protocolo HTTPS , começa a ser executado ; que consiste no navegador utilizado solicitando as informações desejadas ao servidor web .
  4. O servidor começa imediatamente a processar as informações solicitadas; Para isso, primeiro determina o domínio e depois o tipo de informação solicitada (estática ou dinâmica).
  5. O servidor da web envia o resultado da pesquisa para o navegador que o usuário está usando.

Se um usuário solicitar a busca de um site, mas não estiver autorizado a acessar esse site, o servidor não permitirá que ele entre nessa página.

Todo esse processo pode parecer longo e complicado, mas acontece em apenas alguns segundos; portanto, você pode desfrutar dos resultados da pesquisa em nenhum momento.

Tipos de servidores web

Existem muitos servidores web no mundo, mas, para este artigo, coletamos os servidores web mais populares.

  • Apache

Este é o servidor mais popular e é compatível com os sistemas operacionais Windows, Linux, Unix e iOs. Este servidor é gratuito , seguro, fácil de configurar e muito robusto; Também se destaca por ser open source. Embora às vezes seja necessário reiniciar os servidores da Web Apache , esse também é um processo simples.

  • Niginx
Saiba +  O que são links quebrados e como podemos localizá-los para repará-los?

É um servidor open source gratuito que possui um design leve, simples e muito seguro ; também é rápido e muito sólido. Adapta-se a qualquer tecnologia, por isso é compatível com plataformas como Windows, Unix, Linux, entre outras. Suas grandes vantagens o tornaram o concorrente número 1 do Apache.

  • Microsoft IIS

Este servidor foi criado em Windows, portanto, é compatível com a tecnologia que a empresa disponibiliza. Este servidor oferece aos seus usuários um software fácil de usar , seguro e rápido ; mas não é gratuito e não suporta muitos idiomas.

  • Lighttpd

É um servidor de código aberto muito leve e está disponível para sistemas operacionais como Mac Os / X, Windows, Linux. Este servidor foi projetado para ser rápido e consumir pouca RAM e CPU.

Todos os que possuem um site devem fazer parte de um servidor web. Portanto, eles devem escolher um servidor que se adapte ao seu sistema operacional, cumpra os protocolos de segurança e ofereça boas ferramentas de publicação e pesquisa. Mas se você não conseguir encontrar o ideal para você, pode criar seu próprio servidor de página da web .

Graças aos servidores web podemos aceder às redes sociais, ler notícias, jogar, ouvir música, ver filmes e navegar todas as páginas web que desejamos com rapidez e segurança; então, graças aos servidores web, temos um mundo virtual aberto diante de nós.