O que é uma rede CAN, para que serve e como funciona?

O que é uma rede CAN, para que serve e como funciona?

janeiro 22, 2022 0 Por Como Posso?

A área na qual esta rede está codificada é maior do que uma LAN local , mas menor do que uma rede de área mais ampla, como uma rede metropolitana. Além disso, são utilizados componentes como cabeamento, roteadores, switches, entre outros. Essa rede CAN também é conhecida como um tipo de rede multiplexada. Isso significa que evita a conexão ponto a ponto, exceto em ganchos, reduzindo assim o uso de cabeamento.

Para que serve esta Rede de Área Campus?

Esta rede CAN é utilizada para muitas coisas, mas a sua principal utilização é manter a ligação em vários edifícios dentro de uma determinada área, que pode mesmo estender-se a quilómetros de distância entre si e do servidor principal dependendo do motivo pelo qual é usado.

Esta rede permite ter um sistema robusto em termos de consistência de dados, o que garante uma maior qualidade na transferência de informação e a facilidade de o fazer à distância; Além disso, existem diferentes vantagens ao usar este tipo de rede, tais como:

  1. Maior flexibilidade na configuração, conexão e permissões especiais de administrador.
  2. Um sistema multi-mestre.
  3. Garantia de resposta rápida em termos de tempo de latência.

Graças a essas vantagens podemos ter uma melhor administração da área para a qual esta rede foi criada. Isso facilita correções rápidas de bugs, bem como maior suporte ao servidor.

Como funciona uma rede CAN?

A rede CAN, como já foi mencionado, é utilizada principalmente para manter diferentes tipos de edifícios conectados. Esta funcionalidade torna-o muito útil em locais como: universidades, bases militares, centros médicos, repartições públicas, entre outros, onde o seu uso é variado.

Seu método de uso inclui tecnologias comuns, como FDDI e Gigabyte Ethernet, e para obter comunicação e transferência de informações com eficiência. A conectividade recomendada para criar esta rede é a fibra ótica, tendo em conta que abrange diferentes tipos .

Saiba +  O que é, para que serve e como funciona a conexão de banda larga?

Informações adicionais sobre a Rede CAN

Embora pareça incrível; a programação, a computação e o uso de redes continuam avançando cada vez mais. É por esta razão que a rede CAN sofreu alterações que se adaptam perfeitamente às diferentes tarefas e utilizações . Por exemplo:

  • A rede de latas e a utilização em ferrovias , trens ou bondes, permite o acionamento de freios, portas, alarmes e muitas outras funções.
  •  Nas áreas da saúde esta rede é uma ferramenta muito útil, tal como em laboratórios, permitindo a ligação entre máquinas de teste e computadores, bem como em salas de cirurgia, salas de raio-x e até leitos de doentes.
  • BUS usa esta rede; É uma adaptação do sistema de rede CAN para serviços automotivos. O que permite realizar um diagnóstico completo do veículo e visualizar digitalmente qualquer avaria que este possa apresentar. Neste campo, a rede CAN está muito avançada, superando as expectativas de muitos.

Como vimos neste artigo, a rede CAN é a melhor opção para criar conexões em um determinado espaço ou área e graças ao seu funcionamento, é possível ter uma melhor administração e controle nessa área. Portanto, se você tem um negócio ou deseja usar essa rede em outro lugar, essas informações o ajudarão.