O que é uma fonte de alimentação para PC?

O que é uma fonte de alimentação para PC?

abril 1, 2022 0 Por Como Posso?

Vale ressaltar que as fontes de alimentação são classificadas em watts devido à alimentação que fornecem ao computador. Sem esquecer que cada parte do computador necessita de energia em quantidades moderadas. Por esse motivo, é muito importante que você tenha a PSU adequada que fornecerá a quantidade de energia direta ao seu computador.

Atualmente, a carga do trilho é de 12 V, deixando os outros trilhos quase obsoletos. Enfatizando que as fontes de alimentação sempre serão definidas em watts; ao mesmo tempo, é importante observar que o computador é ligado e desligado por meio de um botão, embora também possa ser desligado por meio do menu.

Dia a dia, o avanço da tecnologia em nível global é impressionante. Anteriormente as fontes de alimentação eram pesadas e grandes , isso para converter a tensão da linha em uma adequada para o computador.

Deve-se destacar que as fontes de alimentação existentes atualmente são leves e pequenas , pois transformam a corrente de 60 Hz em frequências mais altas. Permitindo desta forma reduzir a tensão ao mais adequado para o PC. Lembre-se de que é fundamental limpar a fonte de alimentação do seu PC.

As fontes de energia podem ser classificadas em dois grupos

Os tipos de fonte servem para controlar a energia e a tensão de que o equipamento necessita para funcionar. Eles são classificados em:

Fonte de alimentação AT

Este dispositivo é capaz de transformar a corrente alternada em corrente contínua necessária para os elementos elétricos do equipamento, está localizado em um gabinete de computador.

Este tipo de fonte possui várias características, possui um interruptor mecânico que serve para ligar e desligar o equipamento, economiza energia, pode cortar a energia, podem ser incorporados em equipamentos antigos e modernos.

Saiba +  Como colocar aspas no teclado do PC facilmente

Algumas das partes de uma fonte de alimentação HV são: interruptor mecânico, conector de alimentação, ventilador, conector HV, seletor de tensão e o conector de alimentação para outros elementos.

Fonte de alimentação ATX

A fonte de alimentação ATX é chamada de fonte digital ou botão de pressão e tem a mesma finalidade que AT. É responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, controlando assim a energia de que o computador necessita para funcionar.

Algumas das características que mais se destacam são: a ignição é digital, o desligamento da fonte é controlado por software, pode ser instalado em microprocessadores antigos e modernos, controla a energia elétrica.

A fonte de alimentação ATX possui várias partes que são: conector de alimentação, ventoinha, conector ATX, seletor de tensão, conector SATA, conector BERB e MOLEX de 4 terminais.

Ao mesmo tempo, é importante destacar que existem fontes de energia de acordo com sua qualidade e estão divididas em: fontes de alimentação originais, fontes de imitação e fontes de alimentação certificadas. Você apenas tem que considerar avaliar todas as indicações do seu computador e selecionar corretamente a melhor fonte de alimentação que o seu PC necessita.