O que são, para que servem e como funcionam os drivers ou controladores?

O que são, para que servem e como funcionam os drivers ou controladores?

fevereiro 1, 2022 0 Por Como Posso?

Às vezes, o sistema operacional para de responder, emite uma mensagem de tela azul ou algum programa para de funcionar. Isso pode ocorrer por vários fatores e um deles está relacionado a problemas de driver ou controlador.

A seguir, mostraremos todas as informações que você precisa saber sobre os drivers, sua utilidade e funcionalidade . Assim, você prestará mais atenção a esses elementos tão necessários em seu sistema operacional.

Estrutura de um computador

Todos os equipamentos possuem hardware e software. O hardware são os elementos físicos como a placa-mãe, a RAM, o disco rígido, o processador, os dispositivos periféricos (mouse, teclado, monitor, impressora). Por sua vez, o software são os programas e o sistema operacional por meio dos quais o hardware adquire utilidade.

Para que o hardware e o software funcionem corretamente, eles precisam de um programa intermediário chamado driver. Este software deve ser compatível com o componente para manter a combinação adequada entre o software e o hardware do computador.

O que são drivers?

Drivers ou controladores são os softwares que se instalam no computador com o objetivo de executá-lo como intermediário entre o sistema operacional e o hardware. Os drivers / controladores são elementos essenciais para que o sistema operacional reconheça corretamente os componentes que são adicionados ao computador.

Os drivers são compostos de linhas de código com funções específicas destinadas a componentes específicos . Nesse sentido, esses programas se encarregam de levar uma mensagem ao sistema para que ele execute sua tarefa de reconhecimento e se comunique com o dispositivo.

Classificação de drivers ou controladores

Os drivers são muito diversos, por isso são classificados de acordo com sua natureza, leia atentamente as seguintes informações para conhecer as classificações dos drivers presentes em seu computador e outros dispositivos:

Drivers genéricos ou universais

Alguns sistemas operacionais têm os chamados drivers genéricos para que certos componentes funcionem imediatamente quando conectados . Os drivers universais são compostos de linhas de código que permitem ao sistema identificar automaticamente periféricos, como teclado e mouse.

Mesmo assim, embora muitos drivers sejam instalados desta forma, sempre será necessário baixar os drivers que faltam no seu PC , para que o equipamento funcione da melhor maneira possível.

Saiba +  As melhores combinações ou atalhos de teclado no Windows e MacOS e as funções de cada um

Motoristas específicos

Certos componentes, como placas de vídeo, algumas webcams, redes WiFi e impressoras, requerem software específico para solucionar problemas de compatibilidade . Por este motivo é importante conhecer as especificações do dispositivo para instalar o driver correto.

Este é o exemplo ao atualizar os drivers da placa gráfica ou qualquer outro componente dessas características, que requerem um único driver para funcionar corretamente.

Para que servem os drivers ou controladores?

Os drivers ou controladores são usados ​​para estabelecer a comunicação entre o sistema operacional e os outros componentes do computador . Portanto, os dispositivos que foram conectados ao computador podem ser reconhecidos e, assim, fazer um uso otimizado deles.

É importante ressaltar que se não instalarmos o driver de um dispositivo que o requeira, o computador apresentará falhas de velocidade, baixo desempenho, suspensão do programa , travamento de tela, entre outros conflitos.

Como funcionam os drivers ou controladores?

Quando um componente é adicionado ao nosso computador, o driver deve atuar como uma ponte para que o hardware possa emitir uma série de instruções para o software. Se o sistema operacional reconhecer o componente e pudermos usá-lo, então instalamos o driver apropriado.

Os drivers foram criados para componentes e sistemas específicos . Por isso, deve-se ter muito cuidado ao buscar o driver adequado que garanta o correto funcionamento do hardware. Se instalarmos um driver incompatível, ele não enviará as instruções correspondentes com o dispositivo que queremos incorporar.

Lembre-se que além dos Drivers e controladores será necessário instalar outro software. Claro é o exemplo na hora de instalar o DirectX para a última versão , software essencial para o correto funcionamento em jogos e outros aplicativos.