O que é o barramento do computador e para que serve?

O que é o barramento do computador e para que serve?

novembro 19, 2021 0 Por Como Posso?

Graças a eles, é possível a comunicação entre o microprocessador do dispositivo com sua memória e com as portas de entrada e saída. Alguns têm uma transferência de dados de um bit por vez, enquanto há outros que podem suportar até 8 bits de transferência simultaneamente.

Como funciona um barramento de computador e quais são suas partes

A operação consiste basicamente na transferência de sinais elétricos através dos condutores e são recebidos por outro componente com o qual trabalha em conjunto.

Eles podem conduzir sinais digitalizados e definir sua capacidade de acordo com o número de repetições que podem fazer em um determinado tempo com uma relação inversamente proporcional entre si.

Os componentes de um barramento de computador são os seguintes:

  • Cabos que, como mencionamos no início, são responsáveis ​​por transmitir a eletricidade necessária ao funcionamento
  • Placa, onde todos os outros componentes impressos estão localizados. É o driver que deve entregar os dados entre os diferentes componentes. Também é conhecido como placa – mãe e é o centro de operações do seu dispositivo.
  • Os resistores oferecem resistência analisando a transmissão que existe entre dois pontos de freqüência elétrica, fornecendo a quantidade exata de energia necessária para a realização de cada processo.
  • Capacitores Eles armazenam energia e a transmitem aos pontos necessários na hora certa. Trabalhe passivamente.

Que tipo de barramento de computador existe

Como antecipamos no início, existem diferentes tipos ou gerações de barramentos de computador que dependem da época em que foram projetados. Em termos gerais, eles são:

Ônibus de primeira geração

Foi desenvolvido nas décadas de 70 e 80. Eram compostos por dois tipos de autocarros, um deles destinado à memória e o outro tipo eram os que o circundavam.

Ônibus de segunda geração

Aqui, a qualidade foi melhorada em termos de velocidade de resposta mais rápida aos impulsos elétricos para um determinado sinal. Eles foram desenvolvidos entre a década de 90 e o início do século XXI. O problema com eles é que ele usa muitos recursos da CPU para funcionar.

Ônibus de terceira geração

São os que utilizamos atualmente e a sua principal característica é permitir ligações ponto-a-ponto, reduzindo o número de ligações e agilizando o processo, uma vez que fragmenta as rotas ou caminhos pelos quais os dados trafegam.

Saiba +  Quais são as diferenças entre os processadores para PC de 32 bits e 64 bits?

Classificação de acordo com o barramento do computador

Ônibus paralelo

Um barramento paralelo é aquele dedicado a transmitir todos os dados um bit por vez. Sua frequência é pequena, mas eles podem enviar uma grande quantidade de dados.

Suas conexões são complexas, então seu tempo de resposta a um impulso elétrico, comando ou sinal que fazemos pode ser um pouco lento. Eles são usados ​​em ônibus de primeira e segunda geração.

Barramento serial

Este barramento pode transmitir até bit a bit . Eles são usados ​​atualmente para discos rígidos devido à sua eficiência na transmissão de informações de um ponto a outro.

De controle

Faz parte dos barramentos paralelos e eles cuidam dos dados necessários para a comunicação. Ele controla o barramento de dados e o barramento de endereços.

De dados

Eles movem bits aleatoriamente e precisam de grandes quantidades de eletricidade para trocar dados diretamente com a CPU.

De direção

Tem um número para atribuir a uma memória ou célula de memória dentro da principal. Ele pode trabalhar diretamente com o microprocessador.

Multiplexado

Eles são responsáveis ​​por transmitir eletricidade às vezes para um barramento de endereços e às vezes para dados, mas nunca fazem isso ao mesmo tempo.

Esperamos que este guia sobre ônibus de computador tenha sido útil para você. Se você tiver dúvidas, pode deixar nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Outro componente do seu computador que você também deve conhecer são as placas de vídeo