O que é o protocolo HTTP, para que serve e como funciona?

O que é o protocolo HTTP, para que serve e como funciona?

janeiro 11, 2022 0 Por Como Posso?

Seu lançamento remonta a 1999, a partir de uma ideia do World Wide Web Consortium, contando também com a colaboração da Internet Engineering Task Force. Por ser um aspecto muito necessário, defini-lo e explicar como funciona é algo que nos dedicaremos a fazer neste artigo.

Como você poderia definir o protocolo HTTP?

As iniciais que compõem o seu nome são as iniciais de HyperText Transfer Protocol, o que não significa mais do que “Hypertext Transfer Protocol”.

Como o próprio nome indica, é um servidor que lida com a transmissão de dados livre de erros , que é habilitado cada vez que um cliente (usuário e programa de navegação) executa uma solicitação pela Internet.

Dentro da plataforma de navegação, o protocolo HTTP serve como um código que permite que os dois computadores se entendam e assim consigam processar as informações a serem transmitidas. Essa codificação é composta por uma série de critérios que estabelecem uma forma e um significado à sintaxe que compõe o próprio protocolo, conseguindo assim a comunicação.

Da mesma forma, consegue estabelecer as diretrizes que as solicitações dos clientes devem seguir para gerar resultados de sucesso.

Método de desempenho do protocolo HTTP

Até agora sugerimos que as sequências deste protocolo funcionam em uma ordem de solicitação e resposta , estabelecida entre dois computadores, onde um representa o cliente e o outro o servidor web que possui o conteúdo.

Forma-se assim uma comunicação recíproca, com o objetivo de iniciar, desenvolver e encerrar a transmissão de dados entre eles.

Um exemplo muito simples é quando você decide abrir sua página da web favorita, o procedimento envolve uma sequência de abrir o navegador, inserir a URL e pressionar “Enter” .

A partir deste ponto, o programa explorer inicia a comunicação com o servidor onde as informações solicitadas estão hospedadas.

Saiba +  Quais são os melhores bloqueadores de anúncios para PC?

Por outro lado, esse servidor ficará encarregado de estabelecer a forma como a informação a ser enviada será transmitida : a posição do texto, imagens e outros conteúdos.

É assim que através do protocolo é criada uma troca de códigos, que resulta na representação das informações solicitadas na tela do seu computador.

Sobre o que é o protocolo HTTPS?

Isso nada mais é do que uma extensão do protocolo HTTP, com a diferença de que uma conexão segura de troca de dados é estabelecida por meio dele .

Ou seja, é uma variável responsável por formar um espaço, protegido por criptografia, para transmitir informações sigilosas. Um exemplo disso são as senhas.

A sua criação baseou-se no facto de, através do protocolo habitual, qualquer terceiro poder aceder aos dados que estão a ser trocados entre o cliente e o servidor. Portanto, para evitar esse tipo de situação, o HTTPS cria uma série de “camadas” na rede que só podem ser decifradas entre os computadores que realizam a transmissão.

Atualmente, é a versão mais recomendada para os usuários, pois evita o roubo de informações e a invasão de privacidade , o que é muito comum em plataformas e páginas da Internet.