O que é um RAID e para que serve, quais são os tipos e níveis existentes?
janeiro 12, 2022É uma tecnologia que combina vários discos rígidos ou magnéticos mais conhecidos como HD , que são utilizados para formar uma única unidade lógica, na qual os referidos dados são armazenados em vários discos. Em palavras mais simples, este é um conjunto de discos rígidos, que têm uma função como se fossem um.
Este tipo de ferramenta permite ao usuário ter uma alta tolerância e poucas falhas, pois se dito disco apresentar algum tipo de problema que se queira reparar , os demais continuarão funcionando, e mantendo o sistema como se nada tivesse acontecido.
Níveis e tipos de RAID
Os processos RAID têm uma função muito variada, entre as quais se destacam os chamados “níveis RAID” . Existem 6 níveis básicos, que explicaremos aqui:
RAID nível 0
É conhecido como ” Striping “. Consiste no local onde todos os dados são divididos. Essa divisão é baseada em pequenos fragmentos, que também são distribuídos entre todos os discos.
Este é um nível que normalmente não oferece muita tolerância com relação às falhas, uma vez que elas não existem. Por este motivo, se ocorrer uma falha em qualquer um dos discos rígidos, isso pode causar algum tipo de perda de informações.
É importante reconhecer que quanto mais discos houver, maior será a velocidade alcançada. Isso porque se os dados foram gravados em um único disco, esse processo será feito de forma sequencial.
RAID nível 1
É conhecido como ” Espelhamento ” e sua função especial é adicionar diferentes discos rígidos em paralelo aos que estão principalmente dentro do computador. Se um computador tiver 2 discos, o disco rígido pode ser conectado a ele. De forma que os discos adicionados funcionem como se fosse feita uma cópia do primeiro.
RAID nível 2
Este tipo de RAID é aquele que se adapta ao mecanismo onde são detectadas falhas nos discos rígidos, desta forma funciona como uma memória. Desta forma, os discos da referida matriz serão “monitorados” pelo próprio mecanismo do sistema .
RAID nível 3
Este é o nível em que os dados são divididos entre os discos do array. Todos, exceto um, que armazena essas informações de paridade.
Todos os bytes que os dados possuem têm uma paridade, que consiste num acréscimo de 1 bit , que permite identificar os erros que vão ocorrendo. Através desta verificação, é possível que a integridade de todas as suas informações seja garantida, caso necessitem de recuperação.
RAID nível 4
Este tipo de RAID divide os dados encontrados entre os discos, sendo este um dos discos utilizado exclusivamente para paridade.
A única diferença que ele tem do nível 3 é que se um dos discos falhar, os dados no sistema podem ser reconstruídos em tempo real. O RAID 4 é o caminho indicado que será alcançado meediantela realizar o armazenamento de arquivos grandes.
RAID nível 5
Este é um nível de RAID semelhante a 4, com a única exceção de que a paridade não se destinava a um único disco, mas a todo o array. Isso permite que a gravação seja muito mais rápida, porém, não é necessário acessar um disco de paridade para cada gravação .