O que é, para que serve e qual é a origem da web semântica ou 3.0?

O que é, para que serve e qual é a origem da web semântica ou 3.0?

outubro 30, 2021 0 Por Como Posso?

Também conhecida como Web semântica, é uma forma de descrever o grau de interatividade que as pessoas podem ter através da internet , isso se deve à transformação da web em banco de dados.

Precursores da Web 3.0

Claro, quando você vê o número da web, isso implica que as webs 1.0 e 2.0 devem ter existido. Por um lado, a web 1.0 refere-se ao estado mais básico da WWW (World Wide Web), foi desenvolvida na década de 60.

Nesse tipo de site, apenas texto poderia ser inserido, ou seja, não havia outra forma de interagir com a página por meio de outros elementos, por isso era bastante limitado.

Com a web 2.0, surgida em 2004, procurou-se acabar com as limitações apresentadas pelo design anterior, oferecendo como principal atractivo um elevado índice de interactividade com os utilizadores.

Isso gerou um impacto considerável, já que parte disso pode se refletir nas redes sociais . Outro ponto forte é a diversidade de conteúdos , não só dedicados ao texto, mas também às imagens e, ao longo dos anos, a qualquer outro tipo de conteúdo multimídia.

Para que serve a web 3.0?

Apesar de ser considerada como algo em construção, existem algumas plataformas com este tipo de tecnologia como piloto: isto é, plataformas que servirão de experimento para detectar erros , resolvê-los e realizar a correspondente melhoria.

Muito se fala em transformar a web em uma espécie de assistente pessoal. Usaria filtros de gostos e preferências de cada um dos usuários para realizar buscas inteligentes.

O que você quer dizer com isso? Pois bem, em vez de fazer uma pesquisa e ter de fazer comparações com os resultados de diferentes páginas, a web pode tornar-se tão intuitiva, a partir de todas as informações que forneceu, para lhe oferecer exactamente o que pretende, procura ou interessa .

Maior grau de interação

Ou seja, o que se busca com essa nova tecnologia é transformar seu computador em um dispositivo que possa entendê-lo:

  • Entenda seus gostos, seus interesses e qualquer outro tipo de informação pessoal.
  • Bem como seu histórico de pesquisa e visitas a páginas da web para otimizar o processo de pesquisa.
  • Não só será capaz de fornecer maior precisão ao analisar e pesquisar as palavras-chave de sua pesquisa, mas também interpretar o contexto da mesma.
Saiba +  Como encontrar uma pessoa pela foto na internet sem saber seu nome?

Abordagem da realidade

A web 3.0 ainda é algo que está sendo testado, porém, muitas plataformas já adotaram alguns dos recursos que podem oferecer uma vez que está a 100% da capacidade. As consequências que isso pode ter hoje são interessantes de revisar. Você se atreve?

  • A conexão com a Internet deve ser mais rápida . Assim, à medida que esse tipo de tecnologia se estabelece, os provedores de serviços de internet precisarão aumentar sua capacidade.
  • A conexão por meio de diferentes dispositivos seria altamente beneficiada com um alto índice de eficácia.
  • Haverá mais e mais teias tridimensionais. Um excelente exemplo seria o Google Earth.
  • Personalização, novamente, está presente neste artigo. Será um elemento fundamental no desenvolvimento da web 3.0, com plataformas que se adaptam muito mais às necessidades e gostos de cada um dos seus utilizadores.

Rumo a uma nova era

Na web você pode encontrar muito mais informações sobre este assunto mais do que interessante que ainda está em desenvolvimento. Não há nada de concreto ainda, mas, sem dúvida, o futuro da web guarda algo simplesmente incrível.