Diferenças entre switch, roteador e hub: como eles funcionam?
outubro 28, 2021
O que é um hub?
A função do Hub é interconectar computadores dentro de uma rede local , transmitindo dados para o resto dos computadores que estão dentro dessa rede local. Permite criar redes locais nas quais os computadores apenas se mantêm ligados a essa rede e não a outras.
Não é permitida a ligação à Internet nos dispositivos Hub , bem como o envio de dados para outros computadores ou dispositivos, apenas faz uma cópia do que um computador recebe e envia para o resto da rede.
Vantagem
- Preço relativamente barato.
- Este dispositivo não adiciona nenhum atraso nas conexões de rede ou mensagens internas.
- É um dispositivo simples que permite que os computadores sejam facilmente interconectados.
Desvantagens
- O dispositivo nos permite enviar informações a computadores que não estão interessados, pois há apenas um destinatário da informação, mas este dispositivo envia essas informações a todos os computadores que estão conectados ao mesmo tempo.
- O tráfego gerado por este dispositivo aumenta as chances de uma colisão. Uma colisão é chamada de processo que um computador executa ao enviar informações simultaneamente a um computador que está executando a mesma tarefa.
- Quando as mensagens colidem, ocorre uma perda e as informações precisam ser reenviadas na esperança de que outra colisão não ocorra , isso é muito provável quando adicionamos muitos computadores a uma única rede local.
O que é um switch?
O switch são dispositivos que também são usados para criar redes locais, mas a diferença mais marcante torna o Switch melhor do que o Hub é que os dados enviados pelo computador são enviados diretamente para um computador de destino sem serem distribuídos, ou seja, não enviam as mesmas informações para o resto dos computadores que estão conectados à mesma rede local, portanto, seu uso mais comum é configurá-lo para compartilhar a Internet com mais computadores e estabelecer uma rede ethernet.
Vantagem
- Possibilidade de trabalhar em rede com maior número de computadores conectados.
- Experiência mais suave que reduz erros em redes locais.
- Funciona através de endereços MAC e assim nos permite identificar cada computador.
Desvantagens
- Você obtém para mais usuários uma latência alta que se torna irritante se você usar serviços em tempo real, como Voice over IP ou videoconferência.
O que é um roteador?
Este dispositivo realiza a tarefa de encaminhar pacotes de dados entre várias redes, que podem ser locais ou externas com lan e porta WAN utilizada para conectar a uma rede de fibra ótica ou ADSL e aí prover internet.
Os roteadores cumprem as funções que o Switch e o Hub nos oferecem que nos permitem realizar as mesmas atividades, mas com a diferença de que não tem limites nas redes locais e que também nos permite conectar a redes externas e configurá-lo como repetidor para melhore o seu wi-fi.
Vantagem
- Configurável e fácil de manter tal configuração.
- Eficaz contra a presença de intrusos.
- Não é topologicamente limitado.
Desvantagens
- A instalação e configuração demoram muito, dependendo sempre da topologia da nossa rede e dos protocolos utilizados.
- Eles têm um custo mais alto e são mais complexos.
- Eles apresentam uma lentidão no processo de embalagem do que no restante dos dispositivos.