Como me proteger para navegar com segurança ao usar uma rede WiFi pública?

Como me proteger para navegar com segurança ao usar uma rede WiFi pública?

fevereiro 21, 2022 0 Por Como Posso?

A melhor alternativa ao se conectar a uma rede WiFi pública é criar uma VPN ou rede privada . Uma de suas vantagens é que, por exemplo, pode ocultar sua localização real. Dessa forma, você não pode interceptar o tráfego de onde está conectado.

Você pode configurar uma VPN segura de forma fácil e rápida em seus diferentes dispositivos. Você só precisa acessar as configurações do sistema para adicionar uma conexão VPN. Após fazer esta configuração, sua conexão sempre será passada através da rede privada virtual. Assim, você pode navegar com segurança e proteger suas informações de terceiros.

Existem diferentes VPNs, o que pode aumentar a velocidade da sua internet . Você tem que considerar a localização dos servidores, os dados que eles irão armazenar quando funcionarem; da mesma forma, você deve considerar o preço. Embora seja verdade que existem VPNs gratuitos, você deve se certificar de que eles são seguros e podem ser conectados em qualquer dispositivo . Você também pode escolher opções pagas com excelente reputação.

Não insira dados confidenciais

É muito importante que você tenha cuidado com o tipo de informação que lida ao se conectar a uma rede sem fio. Principalmente quando se trata de informações bancárias ou financeiras. Por exemplo, suas senhas, números de contas ou cartões, etc.

Você deve evitar o manuseio dessas informações e fazê-lo apenas a partir de uma conexão segura. Lembre-se de que, ao acessar suas contas de uma rede WiFi pública, você estará abrindo a porta para terceiros. No entanto, existem maneiras de nos proteger enquanto navegamos .

Sempre use HTTPS

Embora seja verdade que alguns navegadores já podem alertar quando se trata de um site inseguro; Ao se conectar a uma rede WiFi pública e acessar um site da Web, sempre use HTTPS. O motivo é que, ao fazer isso, você tem a garantia de aproveitar o protocolo de segurança SSL / TLS.

Saiba +  Amplificador WiFi: O que é e para que serve?

Este protocolo, além de fornecer uma conexão segura ; impede que os cibercriminosos acessem suas informações e sejam capazes de usá-las ou modificá-las.

Sempre atualize aplicativos e seus dispositivos

Tanto a versão do sistema operacional quanto os aplicativos; Ao se manterem atualizados , eles melhoram o nível de segurança . Assim, você pode aproveitar as inovações em segurança para evitar ficar vulnerável. Portanto, a recomendação é que você sempre mantenha seus dispositivos atualizados antes de se conectar a uma rede WiFi pública.

Por que é importante se proteger ao navegar em uma rede WiFi pública?

É importante, pois as redes WiFi públicas são ideais para pessoas que se dedicam a crimes cibernéticos; pode realizá-los mais facilmente. Por exemplo, você pode ser vítima de ataques como o Man in the Middle . É assim que suas informações pessoais são conhecidas, modificadas e até mesmo transferidas a terceiros.

Além disso, ao se conectar a uma rede pública, você expõe todas as suas informações no futuro; e que pode ser analisado para posteriormente detectar qualquer vulnerabilidade ou as informações mais relevantes com as quais você trata. Você também pode ser vítima de malware malicioso que pode danificar seu dispositivo ou expor seus dados e informações.

Portanto, lembre-se de todas as dicas mencionadas acima e não se esqueça de desativar o modo WiFi quando não estiver usando ; especialmente fora de casa. Isso impedirá que seu dispositivo seja capaz de se conectar automaticamente a uma rede WiFi pública, sem as precauções necessárias. Além disso, evita que a bateria descarregue mais rapidamente.