Quais são os diferentes tipos de chaves e cifras para melhorar a segurança WiFi?

Quais são os diferentes tipos de chaves e cifras para melhorar a segurança WiFi?

março 13, 2022 0 Por Como Posso?

Redes sem chaves ou abertas: são aquelas redes que não contêm nenhuma senha e que possibilitam o acesso de qualquer pessoa à sua rede. Essas redes são completamente inseguras , pois permitem que qualquer usuário se conecte e capture o que é enviado; Eles podem obter todas as suas informações e a conexão pode ficar pesada.

Criptografia WEP: esta criptografia foi uma das principais para proteção de rede. No entanto, essa criptografia tem falhas devido à sua segurança pobre e frágil; Embora seja verdade que antes essa criptografia funcionava, hoje o poder do sistema do computador e os diferentes aplicativos que descriptografam essas senhas, essa criptografia é considerada insegura e vulnerável. Você precisa aprender a configurar uma rede sem fio Wi-Fi , nesse sentido tentamos facilitar a vida e fizemos um passo a passo para que você possa resolver em um minuto.

Criptografias seguras para Wi-Fi

Encriptação WPA: esta encriptação foi criada para ultrapassar as dificuldades da encriptação WEP. Este sistema oferece muitas opções que são:

  • WPA-Pessoal: Este WPA usa um sistema de chave pré-compartilhada ou PSK, que é onde o proprietário insere sua senha e outros usuários podem se conectar se tiverem essa senha.
  • RADIUS: Este sistema baseia-se no fato de que cada usuário possui senhas diferentes , ou seja, o proprietário deve autenticar os diferentes usuários, oferecendo-lhes senhas diferentes.

Criptografia WPA2: Este sistema, ao contrário do anterior, melhora o desempenho e a segurança . Essa criptografia também possui chaves pessoais e sistemas RADIUS para que possam gerenciar as redes. Deve-se notar que este sistema é superior ao anterior.

Tipos de criptografia (TKIP / AES) em WPA2 e WPA

As senhas WPA e WPA2 usam duas cifras diferentes, que são: AES e TKIP. Nestes casos, cada um dos usuários deve escolher qual utilizar de acordo com a compatibilidade dos dispositivos a serem utilizados. Porém, se você deseja ter alta segurança na rede, a criptografia AES oferece maior desempenho, isso além de dar a eles melhor segurança, suporta uma velocidade maior que o TKIP.

Saiba +  Como resolver um erro ou problema de autenticação na rede WiFi?

Configure os tipos de chaves e criptografia para a segurança do seu WiFi

Para maior segurança e agilidade em seus dispositivos deverão configurar a rede como WPA2 . Esta criptografia irá permitir a máxima segurança do seu roteador . No entanto, ao inserir a senha, ela deve ser única e fácil de lembrar e inseri-la em qualquer outro dispositivo.

Uma senha de segurança máxima pode incluir letras, números, letras maiúsculas e sinais especiais. É importante observar que esses sinais especiais podem dificultar a descriptografia das chaves do roteador por outras pessoas.

Além disso, existem truques que podem fazer com que sua senha seja protegida, por exemplo, as letras “a” podem ser substituídas por “@”, a letra “e” pelo número “3” e a letra “i” pelo número 1; Adicionar números semelhantes a algumas letras pode ser um bom truque de segurança.

Alguns especialistas afirmam que o local onde está colocado o roteador familiar pode afetar a segurança do nosso Wi-Fi, por isso fizemos uma revisão sobre os locais onde não se deve colocar um roteador. 

Agora que você sabe que ter sua rede Wi-Fi gratuita pode gerar grandes problemas para você, como outros usuários extraindo suas informações pessoais, não se esqueça de criar suas próprias medidas de segurança conforme as descrevemos aqui; para ter um melhor desempenho e segurança da sua internet. Se gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário, também pode comentar com a família e amigos.