Como configurar e melhorar a segurança da conexão de um roteador WiFi?
outubro 26, 2021Por isso é importante se familiarizar com este tipo de equipamento, para saber como melhorar sua segurança e evitar esse tipo de congestionamento de dispositivos que pode tornar o serviço de internet muito mais lento.
Configuração do roteador
Um dos primeiros passos que você deve realizar para otimizar a segurança do seu roteador WiFi é familiarizar-se com a maneira como você faz login no painel de configuração .
Para acessar este painel ou interface, é necessário identificar o endereço IP. A grande maioria desses computadores, independentemente das marcas e modelos, geralmente coincidem com os seguintes endereços: ” 192.168.0.1 ” ou ” 192.168.1.1 “.
Nome de usuário e senha do roteador
Depois de inserir o endereço IP (você pode até visualizá-lo na base do seu roteador), o sistema deve solicitar que você insira um nome de usuário e uma senha . Por padrão, a palavra “admin” é aplicada a ambos os campos, portanto, é aconselhável pesquisar o menu de configuração do roteador para alterá-lo.
Esses tipos de opções são normalmente encontrados na seção de senhas. Altere o nome de usuário e, claro, a senha que permite o acesso à interface da web do roteador.
Sistema de segurança
Outro ponto de vital importância está relacionado ao tipo de conexão e senha. Novamente, não é recomendado que a rede seja gratuita . Uma vez que um grande número de pessoas pode se conectar sem qualquer autorização, fazendo com que sua internet fique terrivelmente lenta.
Entre as opções de segurança que qualquer roteador pode oferecer para protegê-lo de invasores WiFi, está a utilização do sistema ” WPA2-PSK “, que permite o estabelecimento de senhas de até 63 dígitos. Quanto mais longa for a senha, menor será a chance de alguém fazer o login.
Você também pode consultar na web diferentes páginas responsáveis pela formulação de senhas aleatórias , que podem ser muito difíceis de decifrar. Claro, não se esqueça de anotá-los.
Esconda sua rede de caçadores
As pessoas que procuram WiFi estarão sempre à espreita, prontas para pedir a chave. Uma das coisas que podem denunciá-lo é o nome de sua rede, que provavelmente você alterou e colocou seu nome ou os sobrenomes de sua família.
Por padrão, o nome da rede se refere ao modelo, marca e fabricante do equipamento , o que torna mais óbvio que ele pertence a você. Mas … você pode esconder.
Através da interface de configuração do roteador, você pode fazer com que o SSID do seu equipamento não apareça como uma rede disponível em outros dispositivos, passando totalmente despercebido.
Use filtros de segurança
Outra ferramenta muito útil para otimizar a segurança do seu roteador WiFi é a aplicação de filtros de inclusão ou exclusão de dispositivos. Neste sentido:
- Você pode indicar quais dispositivos estão autorizados a se conectar à rede sem fio. Para fazer isso, você precisará do endereço MAC de cada um desses dispositivos. Sua rede pode ser gratuita, mas se um dispositivo não autorizado tentar se conectar à rede , simplesmente não conseguirá.
- Da mesma forma, você pode aplicar exclusões, verificando a lista de dispositivos conectados à rede sem fio e desabilitando-os. Aqui você também precisará ter conhecimento do endereço MAC do dispositivo a ser excluído.
Mantenha sua rede protegida de intrusos
Não espere muito mais para explorar a interface de configuração do seu roteador e otimizar a segurança da sua rede WiFi, para evitar conexões lentas devido ao congestionamento dos dispositivos conectados .