Diferenças entre processadores Intel e AMD e quais são melhores?

Diferenças entre processadores Intel e AMD e quais são melhores?

janeiro 24, 2022 0 Por Como Posso?

No mundo da computação, existem duas empresas responsáveis ​​pela fabricação de processadores, Intel e AMD . Mesmo assim, antes de começar é recomendável que você também se informe sobre o que é e para que serve a placa-mãe , já que é nela que estão montados todos os componentes, inclusive os dois processadores. Vamos começar com a comparação.

Intel

A Intel é pioneira no mundo da computação, foi fundada em 18 de julho de 1968 e desde então trouxe avanços excepcionais ao mundo dos microprocessadores . É antes disso que a empresa se tornou uma das mais importantes empresas fabricantes de processadores.

Até poucos anos atrás, a maioria dos computadores continha processadores dessa gigante empresa e embora seu principal concorrente tenha conquistado grande parte do mercado, a Intel continua tendo grande relevância pelo menos no mundo das CPUs.

AMD

A AMD foi fundada em 1º de maio de 1969, desde então cresceu exponencialmente, tornando-se uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo, sendo conhecida principalmente pela fabricação de microprocessadores .

Em 2006 foi adquirida a empresa ATI, empresa que era a principal responsável pela construção de placas gráficas, portanto, após sua aquisição, a AMD passa a fabricar suas placas de vídeo, que também têm feito muito sucesso no mercado.

Diferenças entre processadores Intel e AMD e quais são melhores? – Guia Completo

Uma das melhores maneiras de fazer uma comparação é apontar os usos mais comuns de um produto. Diante disso, preparamos os fatores que a maioria dos usuários procuram e o desempenho dos processadores AMD e Intel nessas seções.

Videogame

Por muitos anos a Intel liderou no desempenho de videogames, na verdade, para as faixas mais altas, isso ainda é muito verdadeiro, já que o processador i9-9900KS oferece o melhor desempenho nesta seção.

Ainda assim, não se engane, porque para usuários comuns, as melhores opções estão, sem dúvida, na AMD. Para a gama média, a opção mais recomendada atualmente é o Ryzen 3600 , um excelente processador tanto para tarefas de trabalho quanto para videogames.

Saiba +  O que é cache e para que serve?

Estação de trabalho

Para quem se dedica a trabalhar com seus computadores, como editores de vídeo ou outras tarefas que exigem grande processamento, existe o grande Intel Core i9-9980XE com 18 núcleos e 36 threads .

Em qualquer caso, o anterior pode ser uma opção muito cara (€ 3000) para a grande maioria, por isso recomendamos o AMD Ryzen 7 3700X , um excelente processador por menos de € 400, adequado para tarefas pesadas e também jogos de vídeo.

Gráficos / processadores integrados baratos

Nesta seção, a AMD tem tudo para vencer, já que oferece os melhores processadores com gráficos integrados do mercado. Atualmente você pode comprar o Ryzen 2200g, o Ryzen 2400g, o Ryzen 3200g ou o Ryzen 3400g, todas opções a bons preços que permitirão que você jogue sem uma placa de vídeo .

Por outro lado, se você não está muito interessado em gráficos integrados, mas quer um processador decente e barato, da Intel temos o i3-9100, um processador que executa decentemente em tarefas básicas e em videogames.

Preço

Este é talvez um dos pontos mais importantes ao montar um PC para jogos barato por peças e é que o preço é um determinante muito relevante ao montar um computador e comprar um processador.

Na seção de preços, a AMD tem se destacado sobre a Intel nos últimos anos, oferecendo produtos de excelente qualidade / preço . Em qualquer caso, para usuários entusiastas de jogos, a Intel ainda pode ser uma boa opção.