Quais são as principais diferenças entre um VPS e VPN?

Quais são as principais diferenças entre um VPS e VPN?

abril 13, 2022 0 Por Como Posso?

A sigla VPS corresponde ao nome em inglês Virtual Private Server e um método para criar partições virtuais a partir de um servidor físico.

Cada uma dessas partições pode ter seu próprio sistema operacional , reinicializar e funcionar de forma independente, sem afetar as outras partições.

Esses servidores são oferecidos na web como serviços de hospedagem ou hospedagem virtual e geralmente são usados ​​para hospedar páginas da web. E, ao usar um único servidor físico para vários usuários, os custos são menores do que alugar um servidor.

Esses servidores virtuais são considerados privados porque, embora sejam uma única máquina, cada usuário tem controle sobre sua partição.

Ou seja, se o seu site estiver hospedado em um VPS, ele conterá os bancos de dados e arquivos necessários para seu funcionamento, bem como o software de sua escolha. Este tipo de hospedagem virtual difere dos outros pelo nível de personalização do servidor que coloca ao seu alcance.

Dependendo de suas necessidades, você pode obter planos ou pacotes com tarifas diferenciadas nas páginas que prestam esse serviço. Um dos mais populares hoje é o hostinger. No entanto, existe uma grande variedade. No link a seguir mostraremos quais são os melhores servidores VPS para hospedar seu site, de forma econômica e rápida.

O que é VPN?

VPN é a sigla para Virtual Private Network ou Virtual Private Network em espanhol. É uma tecnologia que permite criar uma rede privada ou conexão para um ou mais computadores com a Internet.

Essa tecnologia possui diversas aplicações; Por um lado, dois ou mais computadores podem ser conectados a uma rede como se estivessem na mesma área geográfica, mesmo que não estejam.

E, por outro lado, pode ser usado para manter uma conexão segura com a Internet, mantendo dados anônimos que permitem o rastreamento das informações de conexão.

Em outros casos, é usado para fornecer um endereço IP cujo endereço geográfico é diferente daquele que o computador que se conecta à Internet realmente possui.

Saiba +  Para que serve o protocolo do modelo OSI, como funciona, características e suas camadas?

Por tudo isso, a tecnologia VPN possui aplicações empresariais , pois pode permitir que os funcionários acessem redes ou servidores de forma remota e segura. E também, usos pessoais, caso uma pessoa queira aumentar a segurança ao conectar um computador à internet.

Esta tecnologia é muito fácil de obter, empresas como o Google disponibilizam extensões gratuitas para os usuários do navegador Google Chrome . Além disso, outras empresas oferecem o software gratuitamente por um número limitado de MB e taxas ilimitadas para as versões pagas.

Se você deseja saber como criar, configurar e se conectar a uma VPN no Windows, clique neste artigo.

Principais diferenças entre um VPS e VPN

Embora as tecnologias VPS e VPN tenham semelhanças nos termos que compõem seus nomes, os usos dados a cada uma são muito diferentes.

Os serviços VPS referem-se à hospedagem , ou seja, serviços de hospedagem em servidores virtuais para bancos de dados, software e informações necessárias para um website.

Enquanto a tecnologia VPN é usada para criar uma conexão de rede privada ou segura que permite que vários computadores sejam conectados à mesma rede.

Além de ocultar o rastreamento virtual ao navegar na internet, para que as informações de conexão do usuário sejam mantidas em sigilo. Para continuar aprendendo sobre segurança na Internet, convidamos você a ler o artigo Como navegar com segurança na Internet para evitar Spam?