Como usar FormatConditions VBA para adicionar formatação condicional a um intervalo no Excel
outubro 8, 2022Caso seja necessário criar um dinamismo para permitir a distinção entre uma informação e outra, através do Visual Basic isso é possível.
O programa de codificação permite que o criador estabeleça todos os tipos de regras e estilos para aquele conteúdo que está em conformidade com o conteúdo dos parâmetros.
O que é formatação condicional e qual é sua função?
Conforme mencionado anteriormente, o formato condicional é usado para analisar cada um dos dados exibidos para identificar qualquer tendência estabelecida.
Adicionar formatação condicional a um intervalo em uma tabela, em uma ou mais colunas, permite destacar o conjunto de células que precisam ser destacadas.
Desta forma, valores incomuns podem ser destacados ou dados contendo variações podem ser visualizados por meio de modificações visuais.
Método de operação
A codificação FormatConditions é responsável por alterar a aparência de uma ou mais células caso atenda às condições estabelecidas, resultando entre verdadeiro ou falso.
O grupo de condições é definido por padrão pelo programa ou permite que você crie sua própria condição caso não encontre a que precisa.
As modificações feitas na célula vão desde a alteração da cor do texto, bordas, destaque no conteúdo, alteração da cor da célula , adição de símbolos, entre outros.
Código de amostra para adicionar uma formatação condicional a um intervalo por meio de FormatConditions
No exemplo mostrado abaixo, a função FormatConditions é inserida para a coluna de uma tabela de receita monetária.
Seu objetivo é modificar o texto e a cor da célula para os dados que têm ou excedem um valor específico inserido no texto.
Subcondicional ()
Com planilhas (1) .Range (“A2: A30) .FormatConditions _
.Add (Type: = ”xlCellValue”, Operator: = ”xlGreaterEqual, _
Fórmula 1: = 15000)
Com .Font
.Bold = True
.ColorIndex = 7
Terminar com
Terminar com
Com planilhas (1) .Range (“A2: A30”) .FormatConditions _
.Add (Tipo: = ”xlValorCelular”, Operador: = ”xlEqual, _
Fórmula 1: = 12000)
Com .Borders
.LineStyle = xlContinuous
.ColorIndex = 5
Terminar com
Com .Interior
.ColorIndex = 4
Terminar com
Terminar com
Por meio desse código de macro é estabelecido o seguinte, definindo de cima para baixo:
- Uma subfunção chamada condicional que define um formato condicional no intervalo da célula A, do número dois ao número 30, da primeira página.
- A ferramenta FormatConditions para cumprir suas regras estabelecidas de “.Add (Type, Operator, Formula1, Formula2)” para definir os parâmetros.
Entre essas tendências, lê-se que o tipo é o valor da célula, o operador é maior ou igual a, e a fórmula é o parâmetro daqueles dados que são maiores ou iguais a 15000.
- A distinção que receberão as células que possuem os dados verdadeiros , cujo texto ficará em negrito e mudará para uma cor roxa.
- Como segunda condição , aparece o mesmo código do início, ao contrário de agora o operador é igual e o parâmetro selecionado são aqueles dados cujo valor é igual a 12000.
- Novamente, as distinções que os verdadeiros valores receberão serão uma mudança de cor da borda e do interior da célula.
- Finalmente, todos os blocos de formato de condição são fechados.
Desta forma, ao salvar o módulo que você criou com esta função, só precisará executá-lo através do botão ” Macro “. As macros do Excel são criadas pelo programa VBA.
Caso você não saiba, uma macro é uma função avançada do Excel que permite registrar uma série de etapas que são utilizadas repetidamente. Essa sequência de etapas pode ser usada para tarefas como copiar e colar células, contar células ou criar gráficos.