Como remover ou desbloquear a senha de macros VBA do Excel

Como remover ou desbloquear a senha de macros VBA do Excel

outubro 31, 2021 0 Por Como Posso?

É muito fácil e rápido perceber se um projeto VBA está bloqueado. Você pode descobrir de duas maneiras:

  1. No Excel, procure a aba”Desenvolvedor”, clique na seção” Macros“. Você terá na tela uma janela com várias opções. Se os botões abaixo do botão”Executar” estiverem sombreados, ou seja, você clica nele e não consegue selecioná-los, significa que as células estão bloqueadas ou protegidas por senha para que não possam ser modificadas.
  2. Clique na seção”Visual Basic” que você possui no mesmo”Desenvolvedor” em que estava localizado anteriormente. Você verá que praticamente tudo o que aparece na janela do editor do Visual Basic está sombreado. Bem naquela janela, o símbolo ¨ + ¨ aparece, próximo ao projeto que você precisa abrir ou editar. Ao pressionar aqui, aparecerá uma pequena janela solicitando a senha, o que indica claramente que está bloqueado.

 

Como desbloquear a senha de macros VBA no Excel

Você deve seguir as seguintes etapas:

  1. Localize, em uma pasta, o arquivo que deseja desbloquear. Clique para alterar o nome e excluir a extensão que aparece por padrão. Você deve colocar a palavra ¨zip¨ em vez da extensão que possui atualmente. Por exemplo, se o nome da sua macro for ¨Projeto01.xlsm¨, você terá que alterar a extensão ¨xlsm¨ para ¨zip¨. Ele ficaria assim: ¨Proyecto01.zip¨. Pressione o botão «Enter» em seu teclado.
  2. Clique em”Sim” quando a janela”Renomear” abrir. Com esta etapa, você acabou de criar um arquivo zip.
  3. Vá até o arquivo que acabou de criar e clique com o botão direito, selecione a opção”Extrair aqui”.
  4. Abra a pasta”xl”. Lá você encontrará o arquivo «vbaproject», que deseja acessar.
  5. Abra o programa HxD HEX Editor, que você deve ter baixado anteriormente, e arraste o arquivo que está bloqueado lá. Eles vão abrir vários códigos.
  6.  No menu do programa, selecione”Pesquisar”.
  7. Digite as letras “PB”. Clique em “OK”. Ele o direcionará para a seção onde está exatamente o código de que você precisa.
  8. Selecione a letra”B”, que está no final do código e substitua-a por um”x”.
  9. Salve e feche o programa.
  10. Volte para a pasta inicial . Exclua o arquivo zip, selecione todos os arquivos restantes e, clicando com o botão direito, pressione a opção”Adicionar ao arquivo”.
  11. A janela”Nome do arquivo e parâmetros” será aberta. Substitua a extensão que você tem por”zip”. Clique no botão”OK”.
  12. Um arquivo zip será criado novamente, e você terá que alterar a extensão para o original,”xlsm”. Pressione “Enter”. Clique no botão”Sim” na janela que aparece.
  13. Verifique se o seu arquivo já está desbloqueado.
Saiba +  Como converter números normais em algarismos romanos no Excel - muito fácil

Se você receber um erro depois de tudo o que acabou de fazer, vá para Ferramentas / Propriedades do VBAProject. Desbloqueie a caixa”Bloquear projeto para visualização” e aceite. Se o erro persistir, volte para”Propriedades do VBAProject”, ative a caixa de bloqueio e digite uma nova senha. Verificar.

Ao terminar o procedimento de desbloqueio da senha das macros VBA do Excel, você terá aprendido que este programa não serve apenas para inserir fórmulas em caixas de texto, mas também nos oferece uma ampla gama de opções.

Procedimento se você não puder substituir a extensão”xlsm” por”zip”

Se não oferecer a opção de alterar a extensão conforme apresentado na etapa 1, você pode resolvê-lo da seguinte maneira: Siga o seguinte caminho: Exibir / Opções / Alterar pasta e opções de pesquisa. Será aberta uma janela na qual você deve ir para a guia”Exibir”. Você tem que desmarcar a caixa que diz”Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”. Com este procedimento você não deve ter mais problemas.

Você já tem todas as informações de que precisa para desbloquear ou remover as macros VBA de senha no Excel. Descubra todas as outras soluções que comoposso.net apresenta para tornar sua vida mais fácil.