O que é um Hotspot Wi-Fi, como funciona e para que serve?

O que é um Hotspot Wi-Fi, como funciona e para que serve?

março 3, 2022 0 Por Como Posso?

Inicialmente, esses pontos de acesso tornaram-se famosos em locais onde costumam se reunir muitas pessoas, como bibliotecas, cafeterias, universidades, aeroportos, hotéis e restaurantes.

Desta forma, qualquer utilizador com um dispositivo móvel, portátil ou tablet pode ligar-se a estes pontos de acesso para navegar na Internet de forma totalmente gratuita.

Deve-se observar que existem certas diferenças entre Wi-Fi, Wi-Fi Direct e Mobile Hotspot , portanto, eles não são os mesmos.

Como funciona um ponto de acesso Wi-Fi?

Este dispositivo está conectado a uma rede de Internet e gera um campo de rádio WiFi de pelo menos 15 metros. Em outras palavras, todos os dispositivos dentro desta distância serão capazes de acessar a internet simplesmente conectando-se ao Hotspot Wi-Fi sem fio.

Em outras palavras, não teremos que configurar ou conectar muitos cabos para estabelecer uma conexão com a internet. Atualmente existem dispositivos Wi-Fi que possuem um alcance maior devido ao fato de possuírem um maior número de antenas, portanto não será necessário ficar muito próximo desses dispositivos para poder acessar a internet sem fio .

Você pode até comprar um pessoal e levá-lo para onde quiser, para que assim possa se conectar à internet de quase qualquer lugar. E você também pode criar um ponto de acesso wi-fi no pc para compartilhar a internet.

Tipos de ponto de acesso Wi-Fi disponíveis atualmente

A seguir, nesta nova seção, falaremos detalhadamente sobre os tipos de pontos de acesso que existem atualmente. Em alguns casos , explicaremos como configurá-los para que você possa usá-los sem problemas.

Ponto de acesso gratuito

Este tipo de dispositivo geralmente não é totalmente gratuito , pois para ter acesso terá que estar hospedado em um hotel ou almoçar em um restaurante. Portanto é um serviço, já que o acesso será garantido enquanto você consumir um determinado serviço.

Ainda, às vezes teremos que inserir nosso e-mail, número de telefone ou dados de nosso cartão de crédito para poder acessar a conexão que este dispositivo nos oferece.

Hotspot portátil

Actualmente existem aparelhos que podemos comprar em qualquer loja de aparelhos electrónicos cuja função é servir de antena router wi-fi que podemos ter sempre ao nosso lado para não ficarmos sem ligação à Internet por onde vamos.

Saiba +  Amplificador WiFi: O que é e para que serve?

Depois de comprá-lo, basta se inscrever em um serviço de internet desse Hotspot para ter um plano de dados. Desta forma, podemos estar sempre conectados a este dispositivo sem fio, seja por meio de nosso celular, tablet ou laptop.

Dispositivo móvel, como ponto de acesso Wi-Fi

Teremos também a possibilidade de transformar nosso celular em um hotspot Wi-Fi para permitir que outros dispositivos se conectem e tenham acesso à internet. Posteriormente, explicaremos como esse processo funciona.

Para usar seu smartphone como um ponto de acesso, você simplesmente tem que seguir os seguintes passos:

  • Primeiro de tudo você deve ir ao menu e selecionar a opção «configurações»
  • Em seguida, você deve pressionar a opção « Conexões sem fio «
  • Uma vez lá você verá uma lista de opções, entre elas você deve selecionar aquela que diz ” pontos de acesso ” ou “zona wi-fi portátil”
  • No caso de ser a primeira vez que você vai habilitar esta função, você deve fazer alguns ajustes iniciais para que você possa transformar seu dispositivo móvel em uma antena wi-fi.
  • Basicamente, você terá que adicionar um nome ao seu celular Android para diferenciá-lo de outros dispositivos. Recomendamos dar a ele um nome que você possa lembrar facilmente.
  • Você também deve adicionar uma nova senha, já que os outros dispositivos que desejam se conectar terão que inseri-la corretamente.
  • É aconselhável criar uma senha segura e fácil de lembrar que contenha números, letras e alguns caracteres especiais, desta forma faremos com que ninguém adivinhe essa senha para acessar nosso celular sem permissão.