Como limpar, otimizar e acelerar meu PC com Windows 10 sem programas

Como limpar, otimizar e acelerar meu PC com Windows 10 sem programas

fevereiro 2, 2022 0 Por Como Posso?

A verdade é que qualquer que seja o uso que você dê ao seu computador, é essencial que ele funcione de maneira eficiente e sem problemas. Em caso de desempenho insatisfatório, travamentos e velocidade reduzida, a experiência no computador será seriamente afetada, impedindo que você seja capaz de realizar qualquer tarefa ou executar programas confortavelmente.

Por outro lado, se o seu computador começou a apresentar uma redução considerável de velocidade e você notar que o desempenho diminuiu, é aconselhável limpar um disco rígido do Windows 10 para melhorar seu desempenho e outras ações, como as que mostraremos a você abaixo de.

Limpe, otimize e acelere seu PC com Windows 10 passo a passo

  1. O primeiro passo será acessar o menu ‘Iniciar’, para isso clicar no ícone do Windows.
  2. Em seguida, teremos que localizar o ícone ‘ Configurações ‘. Aí podemos ver as opções do sistema, dispositivos, contas, alterar a hora ou alterar o idioma e até configurar a Cortana no Windows 10 para falar com ela.
  3. Mesmo assim, deixando de lado o acima, para que nossa equipe tenha um melhor desempenho, iremos para a opção ‘ Atualização e segurança ‘. Nesta nova janela veremos opções como Windows Update, otimização da distribuição, segurança do Windows, entre outras.
  4. Desta vez, selecionaremos a opção ‘Recuperação’, que nos oferecerá várias alternativas de recuperação. Podemos executar uma inicialização avançada, reiniciar o computador ou voltar para uma versão anterior do Windows 10.
  5. Se a última opção mencionada acima estiver disponível, você pode remover a versão anterior para liberar espaço. Lembre-se de que, se quiser voltar para a versão anterior, não é recomendável excluí-la.
  6. Para remover uma versão mais antiga do sistema vá para ‘Computador’ e clique com o botão direito em ‘Disco local (C :)’. O próximo passo será selecionar a opção ‘Propriedades’ e pressionar onde diz ‘ Liberar espaço ‘.
  7. O próximo passo é clicar em ‘Limpar arquivos do sistema’. Lá, veremos várias caixas para selecionar ou desmarcar. É aconselhável desmarcar tudo e deixar apenas ‘Arquivos de Internet temporários’, ‘Instalações anteriores do Windows’ e ‘ Arquivos de instalação temporários do Windowsmarcados.
  8. Clique em ‘OK’ para que os arquivos comecem a ser retirados do computador e pronto.

Exclua arquivos temporários para otimizar seu PC

  1. Para remover arquivos temporários do seu computador, vá em ‘Iniciar’ e depois em ‘Configurações’.
  2. Quando a janela de configuração abrir, selecionaremos a opção ‘Sistema’.
  3. Quando a janela ‘ Sistema ‘ abrir, veremos várias opções de configuração, incluindo a tela, notificações e ações, multitarefa e outras. Vamos selecionar a opção ‘Armazenamento’.
  4. Em ‘Armazenamento’ teremos que ativar o ‘ Sensor de Armazenamento ‘. Esta opção permitirá que o Windows exclua automaticamente os arquivos temporários e outros arquivos desnecessários.
Saiba +  Como colocar o menu iniciar do Windows 7 no Windows 10

Mesmo assim, muitas vezes há resquícios, por isso é necessário excluir os arquivos temporários da pasta de downloads do Windows 10, uma alternativa ao que foi mostrado antes.

Como excluir arquivos temporários do computador manualmente para limpar, otimizar e acelerar o seu PC com Windows 10

Se a sua versão do Windows não tiver essa opção, você precisará saber como excluir manualmente os arquivos temporários do computador.

  1. Para deletar os arquivos temporários manualmente, basta clicar com o botão direito em ‘Iniciar’ e selecionar ‘Executar’.
  2. Selecionar esta opção abrirá uma pequena janela na qual teremos que escrever ‘ temp ‘ e clicar em ‘OK’ e ‘Continuar’.
  3. Todos os arquivos hospedados neste endereço ou pasta devem ser excluídos. Se tentar excluir um arquivo disser que ele não pode ser excluído, não force.
  4. Novamente, repetimos o processo até chegarmos à janela ‘Executar’. Desta vez, escreveremos ‘ % temp% ‘ e pressionaremos ‘OK’. Como no endereço anterior, excluiremos todos os arquivos existentes na pasta e não forçaremos a exclusão de nenhum arquivo.

Essas foram todas as etapas para limpar e acelerar o seu PC com Windows 10. Lembre-se de seguir o procedimento corretamente e não ter nenhuma altercação ao deletar os arquivos necessários para aumentar o rendimento do seu computador.

Se você quiser ir ainda mais longe e melhorar ainda mais o desempenho do Windows 10, recomendamos o link anterior, onde você encontrará outro guia muito completo para ajustar todo o seu computador.