Como gravar macros ou scripts com o Corel Photo Paint – muito fácil
outubro 29, 2022O Corel Photo Paint oferece muitas opções para salvar suas preferências personalizadas, um exemplo é que você pode criar e salvar pincéis personalizados
Conheça as diferenças e semelhanças entre um script e uma macro
O programa Corel Photo Paint distingue esses dois elementos. Mas ambos visam automatizar tarefas repetitivas .
Além de combinar várias ações complexas, para que sejam muito mais acessíveis, principalmente se forem normalmente utilizadas com regularidade.
Quanto às macros, elas podem ser criadas por meio de funções padrão do Visual Basic for Applications (VBA) ou Visual Studio Tools for Applications (VSTA).
Ao contrário dos scripts, que são programas que ganham vida com o Corel Script. E embora cumpram objetivos semelhantes, são diferentes na sua criação e não apenas pela ferramenta.
Pois, para a macro, é necessário codificá-la. Enquanto os scripts, após criá-los, será possível registrar as ações e modificar as etapas .
Como funciona a janela de gravação e como gerenciar scripts?
Para começar, a janela ” Gravador ” deve estar visível . Para fazer isso, clique no botão ” Personalização Rápida ” .
A seguir, é marcada a caixa de verificação atribuída ao “ Gravador ”, assim, será apresentado o painel correspondente. No qual, uma série de botões podem ser vistos na parte inferior.
Elas têm como objetivo gravar e manipular a gravação, ou seja, pausá-la, executar o script, além de pular para a próxima etapa e semelhantes.
Agora, antes de prosseguir, é bom esclarecer que o script consiste em uma série de etapas independentes, para que posteriormente uma específica possa ser eliminada ou modificada .
Por outro lado, na parte superior do segmento, serão posicionados os botões para criar novos scripts , abrir um já criado, salvar, bem como inserir e excluir novos comandos.
No centro dele, é onde você verá as etapas que estão sendo gravadas, na forma de comandos, ordenados cronologicamente.
Não se deve esquecer que existem certos comandos ou ações que não podem ser gravados , por exemplo, aqueles que se referem a comandos do menu de ajuda ou operações de cálculo.
Nem a personalização de nenhum menu ou barra de ferramentas, bem como de guias de grade, réguas ou guias.
Comece a gravar scripts com o Corel Photo Paint
Para poder gravar scripts com o Corel Photo Paint, você precisará ter a janela “ Gravação ” à vista , conforme já mostrado.
Dentro dele, é selecionado o primeiro botão do menu superior, destinado a criar um “ Novo ” script. Antes de continuar, é recomendável ter em mente o que deseja registrar, ou seja, quais etapas serão incluídas.
Agora, depois de dar para criar o elemento, você pode começar a gravar, isso é feito pressionando o botão do menu inferior ” Gravar ” ou o ícone REC vermelho típico.
Em seguida, você procura o primeiro comando que deseja colocar, por exemplo, se for um efeito, a guia ” Efeitos ” correspondente é aberta .
A seguir, ” Câmara ” e por último ” Tom sépia “, para poder determinar os parâmetros e assim incluí-los no guião.
E assim por diante para todas as etapas que você deseja aplicar automaticamente com o script. Quando o resultado é satisfatório, passamos a salvá-lo.
Este no menu superior, no ícone reconhecível de ” Salvar “, e desta forma, estará disponível para uso em outros projetos.
Automaticamente, isso será feito em uma pasta especial no Corel Photo Paint, é aconselhável deixá-la lá, embora se desejar, você pode escolher outro destino.
O Corel Photo Paint possui múltiplas funções que permitem aos designers trabalhar rapidamente e explorar sua criatividade ao máximo, com este aplicativo de edição você pode alterar a resolução, o tamanho da folha ou duplicar a imagem se desejar ou corrigir uma imagem com sua ferramenta de efeitos .
Assim que seu trabalho estiver pronto, não se esqueça de criar uma marca d’água para garantir os direitos autorais de seu trabalho.