Como consertar a aparência borrada de uma foto com o Corel Photo Paint – Muito fácil

Como consertar a aparência borrada de uma foto com o Corel Photo Paint – Muito fácil

março 14, 2023 0 Por Como Posso?
captura de tela foto borrada e nítida

Este programa possui uma ampla gama de ferramentas para modificar fotos; um muito popular é aquele que nos ajuda a eliminar olhos vermelhos de uma imagem usando o Corel Photo Paint . Sem falar nos pincéis e borrachas que nos permitem desenhar o que quisermos; Não importa se você cometer erros, porque você sempre pode desfazer a última ação feita com a ferramenta borracha ou pincel no Photo Paint .

Mas sua melhor característica são os filtros . Uma vez que eles modificam uma imagem inteira ou uma seleção dela, com apenas alguns cliques em suas opções. Sem ter que fazer nada manualmente, como acontece com os pincéis.

O que é um filtro e para que ele é usado no Corel Photo Paint?

É o recurso mais utilizado para edição de programas. Selecionar a imagem a renderiza e permite adicionar um efeito específico para alterar sua aparência. Os filtros podem modificar facilmente a cor e a nitidez da imagem.

Existem muitos filtros , uma foto pode ficar um pouco desfocada intencionalmente; ao aplicar o desfoque de movimento usando o Corel Photo Paint , pois isso dá uma sensação de rolagem. Outro filtro muito utilizado nos permite criar uma imagem em tom sépia no Photo Paint , dando um estilo retro às fotos.

Por que uma foto parece embaçada?

Quando vemos uma fotografia desfocada, isso acontece por dois motivos; O primeiro está relacionado à forma como a foto foi tirada com a câmera. Com algumas câmeras, a velocidade do obturador é muito lenta ou ligeiramente abalada ao segurá-la com as mãos.

Para evitar isso, devemos tentar tirar as fotos com um tripé ou colocando-o em um local fixo.

O segundo motivo é devido à baixa resolução da imagem em relação à resolução do nosso aparelho. Isso irá desfocar a foto. Para evitar essa situação, basta garantir que a imagem tenha uma resolução alta, ou seja, o mais próximo possível do dispositivo onde visualizamos a foto.

Saiba +  Como adicionar pinceladas a um caminho e importá-lo e exportá-lo com o Corel Photo Paint

Corrigir desfoque em uma foto com o Corel Photo Paint

Você pode pensar que não conseguiremos recuperar a imagem borrada, mas existe uma solução para isso no Corel Photo Paint. Por meio de um filtro de nitidez, para aumentar o contraste nas bordas da foto ou reduzir o sombreamento, tornando a imagem desfocada mais nítida.

imagem da flor da captura de tela

Podemos delinear uma imagem completa ou em parte, utilizando uma ferramenta de seleção tipo máscara, antes disso devemos ter a camada da imagem selecionada no Painel do lado direito da tela; em seguida, vamos para a próxima opção de menu Imagem> Correção> Configurações de perfil .

Na janela ” Configurações de perfil “, existem 4 miniaturas com 4 modos de configuração: “Máscara de nitidez”, “Corte adaptável”, “Perfil” e “Perfil direcional”. Abaixo, há 2 controles deslizantes (“Porcentagem” e “Fundo”), para ajustar manualmente qualquer um desses 4 efeitos.

Selecione a miniatura “Outline” , ela permite acentuar as bordas da imagem, focalizando as áreas menos nítidas e aumentando o contraste dos pixels ao seu redor. Podemos clicar na miniatura para acentuar ainda mais o efeito, se considerarmos que o resultado na visualização não é o que esperamos.

A janela permite remover o último filtro aplicado à imagem no botão “Desfazer”; ou se tivermos vários filtros aplicados e quisermos voltar ao estado original da imagem, clicamos em “Reiniciar”. Para ver o resultado do filtro, podemos clicar em “Visualizar” e aplicá-lo clicando em “OK” .