Como forçar a orientação retrato e paisagem na tela do Android

Como forçar a orientação retrato e paisagem na tela do Android

dezembro 28, 2021 0 Por Como Posso?

Existem jogos ou aplicativos que funcionam apenas na vertical, mas você pode preferir usá-los horizontalmente. É verdade que muitos dos aplicativos oferecem as duas opções e a grande maioria dos usuários prefere jogar um bom jogo horizontalmente, mas é possível que devido a um erro de hardware ou mesmo de software, a orientação automática não funcione. Talvez você também tenha interesse em saber como atualizar o software do seu celular Android para solucionar problemas como o anterior.

Por outro lado, às vezes o toque do aparelho fica danificado em uma seção bem onde existe um botão que é muito necessário apertar e você não consegue fazer isso, o que poderia resolver se aparecesse em outro lugar da tela (mesmo na o principal).

Outro tópico semelhante em que você pode estar interessado em  girar a tela do celular se a opção girar não for exibida ou se a sua preocupação for, como virar a tela do seu Android de cabeça para baixo ou girar automaticamente. É por isso que o convidamos a continuar visitando miracomsehace.com.

Todas as situações acima merecem forçar a orientação vertical e horizontal na tela do seu Android. Parece impossível para você? Bem, você ficará feliz em saber que existem alguns aplicativos que podem forçar uma orientação e você não precisa ter acesso Root no dispositivo, então não se preocupe.

Aplicativos para forçar a orientação retrato e paisagem na tela

Nós convidamos você a descobrir dois excelentes aplicativos para forçar uma orientação vertical e horizontal na tela do Android. Essas alternativas funcionam perfeitamente, basta fazer algumas alterações e pronto. Vamos começar.

Opção 1: definir o aplicativo de orientação

Set Orientation é um aplicativo gratuito que você encontra na Play Store que serve para forçar a orientação do dispositivo quando o sensor automático foi danificado e a tela permanece fixa em uma posição mesmo quando você sai de um aplicativo e retorna à tela principal.

A vantagem desta ferramenta é que não é pesada (tem 1,6 megabytes), não consome mais recursos de memória e não coleta dados pessoais, sem a necessidade de estar conectado à internet para funcionar (modo offline). Para utilizá-lo basta seguir os seguintes passos:

  • Entre na Play Store e procure o aplicativo na barra de pesquisa.
  • Instale o aplicativo em seu dispositivo (funciona em dispositivos com sistemas Android 4.1)
  • Insira as opções de configuração e especifique que ele começa na inicialização do dispositivo.
  • Entre as opções está que apareça uma notificação na barra onde você pode selecionar a orientação desejada no momento ou automaticamente.
Saiba +  Como ocultar fotos, vídeos e arquivos no Android - muito fácil

2ª opção: aplicação de controle de rotação

O Controle de Rotação é outro aplicativo gratuito que você encontra na Play Store que também é usado para controlar a orientação da tela do aparelho sempre que você quiser. A diferença com o anterior é que ele tem muito mais opções de configuração e é mais intuitivo de usar.

Esta ferramenta é mais leve que a anterior e você não precisa de internet para utilizá-la, exceto para fazer o download. A única coisa ruim é que está em inglês. Alguns dos modos de orientação disponíveis são:
– Retrato: a tela está em uma orientação vertical.
– Retrato (reverso): a tela está na orientação vertical; na direção oposta do normal.
– Paisagem: a tela está na orientação paisagem.
– Paisagem (reverso): a tela está na orientação paisagem; mas na direção oposta do normal (tipo de espelho).

Para usá-lo, siga estas etapas:

  • Entre na Play Store e procure o aplicativo na barra de pesquisa.
  • Instale o aplicativo em seu dispositivo (funciona em dispositivos com sistemas Android 4.1)
  • Insira as opções de configuração e especifique que ele começa na inicialização do dispositivo.
  • Certifique-se de que a barra de aplicativos apareça na barra de notificação para selecionar as opções de orientação facilmente.

Os aplicativos que descrevemos não precisam de permissões especiais ou acesso de superusuário ou root no dispositivo, por isso são tão úteis e práticos de usar.

Agora, você sabe como forçar a orientação vertical e horizontal na tela do Android.