Como fazer um mapa de conceitos criativos no PowerPoint – passo a passo

Como fazer um mapa de conceitos criativos no PowerPoint – passo a passo

janeiro 14, 2022 0 Por Como Posso?

Buscando que você avance um pouco mais em seu domínio das ferramentas de escritório dominantes no mercado, vamos ensiná-lo a fazer um mapa conceitual em PowerPoint, passo a passo, de forma rápida e fácil.

Porque se o que você busca é adicionar conteúdo ao seu currículo, este artigo pode te ajudar. Conhecendo cada vez mais os usos do PowerPoint, você será capaz de impressionar as empresas em suas entrevistas de emprego. Pois bem, atualmente, todos valorizam conhecimento na área de automação comercial, e preferem contratar funcionários treinados.

Claro que o PowerPoint não é o único software de escritório importante, além disso podemos obter e instalar o pacote completo do Microsft Office. Também gostaríamos que você analisasse os guias de outros programas da família Microsoft Office, pois eles têm interfaces semelhantes, mas funções realmente diferentes e úteis.

Tanto o processador de texto Word quanto a planilha Excel representam os pilares do trabalho de escritório moderno, assim como o PowerPoint.

O que você precisa é investir algum dinheiro para poder baixar e instalar o Microsoft PowerPoint e, assim, praticar enquanto lê nossos conselhos. Não tenha medo, é uma grande aposta no seu futuro e na formação de um trabalhador criativo.

O que é um mapa conceitual?

Os mapas conceituais são gráficos simples, mostrando um resumo de um tópico específico. Servem para desenvolver temas de uma reunião de trabalho ou de uma aula, enquanto as pessoas que nos ouvem podem apreciar o elemento ilustrativo e ficar cativadas.

Além disso, para fazer um bom mapa conceitual, deve-se prestar atenção especial às relações entre os conceitos que serão tratados, para poder integrá-los corretamente.

Eles têm certa semelhança com os organogramas do word, ou melhor, os organogramas são um tipo particular de mapa conceitual, em que o assunto é a hierarquia de uma empresa ou instituição.

Etapas para fazer um mapa de conceito criativo no PowerPoint

  1. Comece pensando e projetando seu mapa conceitual no papel. Modelá-lo manualmente de forma rápida, ajudará você a visualizar o resultado que deseja alcançar no PowerPoint e as opções que terá que usar para isso.
  2. Abra o programa e, no slide que você criar para seu mapa conceitual, acesse o menu Design concept . À direita, haverá uma opção chamada Tamanho do slide, que você usará dependendo de como modelou seu mapa. Possivelmente, uma folha longa é melhor, já que os mapas conceituais são de cima para baixo.
  3. Também por parte do Design, você tem a possibilidade de customizar o fundo ou o seu slide usando o formato de fundo da ferramenta Certifique-se de não carregar muito, lembre-se que o importante é visualizar facilmente as informações.
  4. No menu conceitual Inserir, deve-se escolher a opção Formas, e escolher uma que sirva de caixa para cada um dos textos, de preferência retângulos. Atribua o tamanho dos retângulos, dependendo da importância que eles tenham e da densidade do conteúdo que você vai colocá-los.
  5. Clique em cada forma para exibir o menu Formatar. Lá, você terá a possibilidade de dar a eles diferentes cores de fundo, espessura de borda e assim por diante.
  6. Ao clicar com o botão direito nos retângulos, será exibido um menu com a opção Modificar  texto, que você utilizará para inserir o conteúdo. Tente não ser demais, os mapas conceituais são resumos. Você pode personalizá-lo ao seu gosto.
  7. Relacione cada conceito unindo os retângulos com as linhas, que são colocadas a partir do menu Inserir -> Formas.
  8. Preste muita atenção na harmonia das cores, entre o fundo do slide, o dos retângulos e o do texto.
Saiba +  Como criar ou fazer um efeito 3D no PowerPoint rápido e fácil

Mapa conceitual pré-projetado no PowerPoint

Se preferir guardar para si o trabalho anterior, pode utilizar um mapa conceptual já disponível no programa. Basta acessar o menu de conceitos Inserir e escolher a ferramenta SmartArt. Na janela exibida, você irá para a categoria Hierarquia onde irá selecionar o modelo que mais gosta.

Uma vez inserido, você terá que escrever os textos em cada caixa. Esses textos e caixas também são personalizáveis, a partir do menu Formatar.