Como fazer ou criar um organograma no PowerPoint passo a passo

Como fazer ou criar um organograma no PowerPoint passo a passo

abril 1, 2022 0 Por Como Posso?

Se você deseja continuar aumentando suas habilidades no manuseio de ferramentas de escritório, você está no lugar certo. Dominar o PowerPoint, mesmo que você faça isso passo a passo, abrirá um mundo de possibilidades ao seu alcance.

Bem, hoje em dia, o conhecimento sobre programas de computador de escritório é predominante, em muitos contextos de trabalho. Para avançar um pouco nesse objetivo, neste artigo ensinaremos como fazer ou criar um organograma em PowerPoint de forma simples e rápida.

Deve ficar claro que um único tutorial não o tornará um especialista no assunto. Porém, você pode ir complementando com os outros guias que temos. Procure familiarizar-se com todos os programas da família Microsoft Office, ou seja, não só com o PowerPoint, mas também com o Excel, Word e assim por diante.

Talvez se interesse em saber que atualmente temos um artigo sobre a criação de organogramas em Word, que você pode, sem dúvida, complementar com este.

Os requisitos para que você possa aproveitar as vantagens do seguinte são:

  1. Ter conhecimentos básicos sobre PowerPoint, o que permite seguir instruções simples e utilizar ferramentas.
  2. Se seu computador possui o Microsoft PowerPoint baixado e instalado do site oficial. Você deve saber que este é um programa pago, mas, em nossa opinião, é um investimento altamente lucrativo. Você estará apostando no seu trabalho futuro e verá lucros quando conseguir a posição que tanto deseja.

Definição de organograma

Basicamente, um organograma é uma representação gráfica. É um tipo especial de mapa conceitual do PowerPoint, em que seu conteúdo trata da hierarquia de uma empresa ou instituição. Ou seja, mostra os níveis de poder de um instituto e os órgãos que estão nesses níveis. Além disso, como qualquer mapa conceitual, o que importa é a inter-relação entre seus conteúdos.

É possível resumir as características dos organogramas em poucas linhas, para que você não perca muito tempo com isso.

Características de um organograma

  • É um mapa conceitual.
  • Rápido de ver e entender.
  • Informativo.
  • Não tem designs muito carregados ou irritantes.
  • Mostra os níveis hierárquicos de uma empresa ou instituição.
  • Ele está descendo. No topo está o corpo diretivo, do qual outros são implantados e assim por diante.
  • Possui apenas informações essenciais e resumidas.

Como fazer ou criar um organograma no PowerPoint?

A primeira etapa será acessar nosso novo documento do PowerPoint e personalizar nosso slide. Dependendo da extensão que desejamos para o nosso organograma, pode ser conveniente alterar o tamanho do slide no PowerPoint, por um mais longo.

Saiba +  Como usar os botões de ação, insira e aplique-os a imagens, textos e gráficos com o PowerPoint

Isso pode ser feito selecionando o referido slide, acessando o menu contextual Design na parte superior da tela e, em seguida, usando a ferramenta Tamanho do slide  (à direita do menu).

Se desejar, no mesmo local você tem a opção Formato de fundo, com a qual você pode atribuir características especiais ao fundo do seu slide. Não se esqueça de que o texto que você inserir posteriormente deve ser perfeitamente legível.

Método 1 para criar um organograma no PowerPoint

Para este método, você irá para a guia Inserir. Nele, você escolherá a ferramenta Shapes, escolhendo uma adequada para o organograma. Eu recomendo o retângulo. Você desenhará os retângulos necessários, que podem ser personalizados no menu contextual Formatar, ao selecioná-los.

Você adicionará os textos correspondentes, lembrando que devem ser curtos e concisos. Nunca carregue um organograma com conteúdo desnecessário. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse na forma e usar a opção Modificar texto.

Agora, você tentará alinhar”a olho”, as caixas com níveis hierárquicos iguais. Em seguida, você selecionará todos clicando neles enquanto pressiona Ctrl e, no menu de formato, usará Alinhar -> Distribuir horizontalmente. Isso irá alinhá-lo corretamente.

Termine juntando cada caixa com Inserir -> Formas -> Linha.

Método 2 para criar um organograma no PowerPoint

Esta é a maneira mais fácil de criar um organograma no PowerPoint. Basta ir ao menu Inserir e escolher a ferramenta SmartArt. Na janela que se abre, escolhemos a categoria Hierarquia e, em seguida, o organograma. Outra alternativa que você pode ter é fazer ou criar Organograma a partir do Word. 

Um organograma padrão será inserido , para o qual podemos personalizar e inserir texto.