Como criar um formulário no Microsoft Excel para inserir dados – Passo a passo

Como criar um formulário no Microsoft Excel para inserir dados – Passo a passo

abril 16, 2022 0 Por Como Posso?

É uma ferramenta ou opção padrão do Excel . Um ou mais registros podem ser capturados. Com o formulário de dados você pode mostrar ao usuário apenas as informações de uma linha de uma tabela inteira.

Se, por exemplo, uma célula possui uma fórmula, ela é mantida porque não pode ser modificada através do formulário. Apenas o resultado final do cálculo será exibido e o usuário não poderá alterá-lo.

Planilhas vinculadas a controles de formulário

Você não precisa saber programar para criar esses tipos de formulários. Os controles de formulário são introduzidos diretamente na planilha. Os controles ainda criam valores lógicos.

É uma forma simples de implementar um formulário no Excel, pois apenas os controles são adicionados à planilha . Você pode adicionar caixas de combinação, botões, caixas de seleção, botão de opções, rótulos, praticamente qualquer controle pertencente ao VBA.

formulários do usuário em VBA

Eles são os elementos familiares do UserForm do Visual Basic. É a maneira mais gráfica de representar um formulário e eles são criados a partir do editor VBA . Eles são criados de forma simples, arrastando os controles do formulário e organizando-os.

Eles também têm um certo nível de complexidade porque as habilidades de programação podem ser necessárias para serem ideais. O certo é que sua implementação evita mais que uma dor de cabeça.

Como criar um formulário no Microsoft Excel para inserir dados?

A primeira coisa que você precisa fazer é ativar as opções do desenvolvedor na faixa de opções, caso ela não esteja ativa. Para ativá-lo, clique em Arquivos (Atalho Alt + A) e em Opções.

  • Selecione a opção personalizar fitas e, na segunda caixa, ative a caixa Desenvolvedor.
  • Nas opções do programador, selecione a opção Visual Basic.
  • Selecione o menu Inserir e clique na opção UserForm .
Saiba +  Como criar um gerador de calendário mensal no Microsoft Excel - muito fácil

  • Adicione os controles de que você precisa ao formulário . A melhor maneira de adicioná-lo é clicando sobre eles e arrastando-os para o formulário onde deseja colocá-los. Adicione tudo o que você precisa, como rótulos para identificar, caixas de texto onde o usuário irá inserir os dados, listas, caixas de seleção, botões de opção, barras de rolagem ou botões. Você pode adicionar mais controles, mas geralmente são os mais usados.
  • Assim que o usuário insere os dados no formulário, eles são salvos em uma planilha do Excel. Mas para que isso aconteça, um botão deve ser programado para realizar a ação .
  • O código usado para registrar é simples, é apenas uma linha de código por registro.

Planilhas (“Planilha1”). Intervalo (“A1”). Valor = Me.TextBox1.Value

Esta linha indica que o valor adicionado na caixa de texto denominada TextBox é igual ao valor na célula A1 encontrada na Planilha1. Você deve aplicar esta mesma fórmula para cada campo que deseja colocar no formulário, embora possa variar um pouco dependendo do tipo de controle.