Como fazer e usar um banco de dados SQlite em aplicativos no Android Studio

Como fazer e usar um banco de dados SQlite em aplicativos no Android Studio

fevereiro 26, 2023 0 Por Como Posso?

Embora você também possa encontrar outras ferramentas para criar aplicativos móveis.

Como fazer um banco de dados SQLite?

Primeiro, você pode criar seu modelo de banco de dados em qualquer aplicativo, por exemplo, Microsoft Office Excel, que é uma das guias mais populares.

Agora, basta salvá-lo no formato .csv, para continuar você precisará de um aplicativo chamado ” SQLite Expert Pro “, entrar e clicar em ” Arquivo>Novo Banco de Dados “.

Este novo banco de dados deve ser criado na pasta ” ativos ” do seu projeto Android Studio . Uma vez criado, você deve clicar na opção ” Importar / Exportar “> ” Arquivo.cs v” e selecionar o banco de dados que você criou.

Como trazer o banco de dados para o aplicativo?

Depois de entrar no seu projeto, deve-se criar a tela na qual o banco de dados será exibido, utilizar botões e títulos para dar uma melhor visualização, lembre-se de atribuir os dados necessários para que seja gerada a tabela para onde irão os dados, por fim você só tem que carregar os dados da pasta “ativos” e é isso.

Vantagens dos bancos de dados

Lembre-se que nem todos os aplicativos são desenvolvidos exclusivamente para serem interativos, alguns contam como uma espécie de catálogo , no qual os dados podem ser visualizados de forma fácil e ordenada.

É por isso que o uso de bancos de dados é tão importante; Por exemplo, se um aplicativo é desenvolvido para localizar médicos próximos a uma área, deve haver um banco de dados deles, com sua mídia, nome e endereço, pelo menos.

Por isso é necessário que os dados sejam ordenados corretamente; dessa forma, eles podem ser visualizados com mais facilidade e podem ajudar o usuário a ter uma melhor experiência de uso do aplicativo.

Além disso, um banco de dados também pode ser usado para visualizar os resultados de um jogo esportivo ou para estabelecer tarefas concluídas ou a serem concluídas em uma empresa.

Saiba +  Como iniciar automaticamente um aplicativo usando Broadcast Receiver no Android Studio

O fato é que o uso de bancos de dados é bastante amplo graças à sua funcionalidade; permitindo facilitar o monitoramento de determinadas ações ou o acesso a algumas informações.

Desvantagens

Usar um banco de dados SQLite em um aplicativo é um pouco complicado;  se for visto do ponto de vista que requer um grande número de processos de codificação para poder organizar as tabelas nas quais os dados serão exibidos.

Também complica um pouco o uso do aplicativo;  Pois, se o banco de dados não está na nuvem, mas faz parte do aplicativo, isso pode levar a um aumento do espaço necessário para seu uso.

Isso pode complicar o marketing do aplicativo; porque muito poucas pessoas querem cobrir uma boa parte de sua memória com um banco de dados que poucos podem usar.

ícone do sql + android studio

 

O uso de aplicativos em dispositivos móveis tornou-se uma ferramenta vital no mundo de hoje;  aplicativos que nos fornecem todos os dados de que precisamos.

Por esse motivo, aqueles aplicativos que possuem bancos de dados muito úteis chegaram ao mercado; como aplicativos de exercícios ou receitas de culinária.

Por fim, esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas e que este tutorial seja de grande ajuda para que você possa começar a usar um banco de dados SQLite em suas aplicações que o merecem.

Se desejar, você também pode adquirir o programa Android Studio para o seu telefone Android, para isso basta baixar e instalar o emulador. Depois de instalar o programa, divirta-se criando seu primeiro aplicativo.