Como salvar e excluir dados SharedPreferences no Android Studio
outubro 5, 2022Este procedimento é bastante simples. Não requer muitas etapas, você pode salvar esses dados como um backup no caso de desejar alterar qualquer aspecto do aplicativo posteriormente.
O que você deve fazer para salvar e excluir dados SharedPreferences?
Você deve saber que esses tipos de arquivos geralmente são salvos em uma pasta, que é chamada de ” Minhas Preferências “.
Para salvá-los, você deve criar uma String que pode facilmente atribuir um nome que corresponda à atividade; por exemplo, ” Preferências1 ” para salvar o correspondente à atividade 1.
Depois de salvos, você deve usar o método “ Remover ” ou “ Limpar ” para excluí-los, basta fornecer o nome do que deseja excluir. Ao atualizar você verá que retornará o texto ” Sem informação “.
As preferências geralmente se tornam permanentes, desde que o aplicativo não seja excluído ou seus dados não sejam restaurados aos principais no momento da instalação.
Este processo é bastante direto. Geralmente, os dados são salvos enquanto os processos do aplicativo são criados e, por fim, apenas aqueles que, se alterados, podem prejudicar o funcionamento do aplicativo são excluídos.
Usando SharedPreferences
A ideia de guardar estes dados tornou-se uma espécie de backup para muitos programadores , uma vez que podem ser restaurados e ajudar a reparar eventuais erros no funcionamento da aplicação.
Da mesma forma, eles permitem que você compare o andamento das atualizações do aplicativo . Ele permite que você revise o código anterior e determine onde as falhas são criadas e como resolvê-las.
Lembre-se que o desenvolvimento da aplicação é baseado na codificação da mesma, é necessário primeiro criar um código antes de observar a aplicação ao vivo, portanto, é tão importante no backup dos dados.
Eles também podem ser usados para desenvolver novos aplicativos, obtendo deles determinados códigos que funcionaram em outros aplicativos e, assim, facilitam o desenvolvimento.
As preferências compartilhadas se tornaram uma ótima maneira de manter os aplicativos sob controle. Isso significa que, sendo capaz de trabalhar em um modelo, você só pode alterar os detalhes que falharam nas versões anteriores, sem prejudicar aqueles que funcionaram corretamente.
Desvantagens de usar esses arquivos
Sabemos que se trata de um registro da criação dos aplicativos. Portanto, o fato de não poderem ser criptografados por si próprios é uma desvantagem , portanto, caso caiam em mãos erradas, todos os dados do aplicativo que está sendo desenvolvido podem ser plagiados.
Além disso, por se tratar de um único arquivo, existe o risco de que, ao ser danificado ou perdido, todo o desenvolvimento que nele contém se perca, sendo necessário manter cópias desses arquivos .
É necessário que estes sejam deletados do aplicativo, mantê-los compromete muitas funcionalidades do mesmo. Isso porque sua existência dentro do aplicativo significaria a possibilidade de modificá-lo ao gosto do usuário.
O uso do Android Studio é algo que se tornou muito comum entre os desenvolvedores, portanto, é necessário gerenciar todos os riscos e vantagens que ele pode trazer.
O Android Studio possui várias ferramentas que tornam o programa um favorito entre os desenvolvedores. Uma delas é a vantagem de poder lançar uma atividade secundária a partir de uma principal.
Arquivos de preferência compartilhados são uma das maiores vantagens que este software trouxe. Ele permite que os criadores usem dados de outros aplicativos de sucesso para criar coisas novas.
Isso incentiva a criação, porque não é necessário criar tudo do zero. O trabalho que foi feito em outras oportunidades pode facilitar o que você deseja fazer em um novo projeto.
Se desejar, você também pode pesquisar e encontrar outras ferramentas que, como o Android Studio, são responsáveis por desenvolver, projetar e criar aplicativos móveis.