Como iniciar automaticamente um aplicativo usando Broadcast Receiver no Android Studio
março 10, 2023Se você é um desenvolvedor e está interessado em expandir seu conhecimento em programas de desenvolvimento de aplicativos, também pode tentar trabalhar com outras ferramentas responsáveis pela criação de aplicativos.
Depois de ter todas as ferramentas necessárias, vá em frente e crie seu primeiro aplicativo móvel.
O que fazer para criar um início automático com o Broadcast Receiver?
A primeira coisa que você deve saber é que essa ferramenta não só permite vincular ações à ignição , mas também a alterações de rede ou modos de bloqueio.
Bom, para começar você deve criar o Broadcast Receiver, para isso, clique com o botão direito e selecione ” Novo ” > ” Outro ” > ” BroadcastReceiver “, uma vez criado resta apenas configurá-lo.
Ele começa definindo as permissões que o aplicativo deve receber para saber quando deverá ser iniciado, o código é o seguinte:
<usa permissão para android: name = »android.permission.RECEIVE_BOOT_COMPLETED» />
Agora você deve definir a ação a ser executada depois que as permissões forem concedidas ao aplicativo. Para fazer isso, você deve especificar se deseja que o aplicativo seja iniciado.
Receptor Android: name = »AutoStart»>
<intent-filter>
<action android: name = »android.intent.action.BOOT_COMPLETED» />
</intent-filter>
</receiver>
Também é importante que você defina a intenção , que basicamente ativará o processo de inicialização do aplicativo assim que o dispositivo for ligado.
<receptor
Android: name = »com. (Nome do aplicativo) .services.MyReceiver»
Android: ativado = »verdadeiro»
Android: exportado = »verdadeiro»>
<intent-filter>
<action android: name = »android.intent.action.BOOT_COMPLETED»> </action>
</intent-filter>
</receiver>
Com este código, o sistema do aplicativo receberá um aviso para iniciar o Broadcast Receiver. Agora você só precisa testar o funcionamento do aplicativo , verificando se configurou o início automático corretamente.
Finalmente você terá conseguido configurar um autostart sem muitos inconvenientes, isso ajudará a que seu aplicativo não mereça ser aberto para que possa rodar no dispositivo.
recomendações
O ideal é que você determine bem a quais momentos deseja vincular seu aplicativo. Por exemplo, sabendo que isso não só permite iniciá-lo quando o dispositivo é ligado, veja se você precisa associar o início à conexão de rede ou após ser removido do modo avião.
É uma ótima dica que você sempre teste todas as alterações feitas no código do aplicativo. Desta forma, você determina que tudo funciona normalmente e reduz o risco de falha para o trabalho final .
Use os códigos necessários para esta tarefa, evitando criar ações que não correspondam aos seus desejos. Assim como neste tutorial, você encontra os códigos na internet, bastando adaptá-los aos seus arquivos.
Existe a possibilidade de criar esta ação codificando-a. Se for sua preferência, faça assim, para que você tenha o controle de todas e cada uma das ações, podendo adicionar ou remover características de acordo com seu interesse.
Lembre-se sempre de adicionar as permissões necessárias para que o aplicativo possa ser executado normalmente. Caso contrário, você terá problemas com o sistema e poderá gerar falhas nele.
A utilização de um código que permita o lançamento direto de um aplicativo, torna-se bastante necessária, principalmente para aqueles cujo objetivo é a interação com alguma parte do hardware ou com alguma especificação do dispositivo.
Também é útil evitar que uma aplicação não carregue os dados necessários para seu funcionamento eficiente e rápido, gerando uma experiência ruim para os usuários.
Por isso, o Broadcast Receiver é a opção ideal para vincular a aplicação aos diferentes processos que podem ajudar a melhorar o seu funcionamento e determinar se o usuário o segue ou não.
Portanto, entender como essa ferramenta funciona ajudará os desenvolvedores a criar aplicativos melhores que podem se tornar uma tendência em dispositivos Android.