Como definir e definir o Adobe Reader PDF como leitor padrão no Windows 10
outubro 21, 2022Outro recurso talvez pouco conhecido do Adobe Reader é criar um arquivo PDF com uma data de validade que não pode ser impressa . Desta forma, podemos enviar um arquivo que não pode ser impresso, o que também é útil para evitar plágio.
Como definir o Adobe PDF Reader como o programa padrão
Para realizar este trabalho, tem à sua disposição 3 métodos distintos. São todos caminhos diferentes, mas chegam ao mesmo destino. Antes de começar, nem é preciso dizer que você deve ter o programa Adobe Reader PDF instalado em seu computador ou laptop.
Método 1: usando o menu de configurações do Windows 10 para escolher um aplicativo padrão com base no tipo de arquivo . Para fazer isso, siga estas etapas:
- Vá para “Iniciar” do Windows.
- Selecione a opção «Configuração».
- Clique na caixa “Aplicativos” .
- No menu à direita, escolha a opção “Aplicativos padrão”. Lá, será exibido um resumo dos aplicativos mais utilizados, como e-mail, mapas, music player, navegador de Internet, entre outros.
- Role até o final da página.
- Selecione a opção “Escolher aplicativos padrão por tipo de arquivo”.
- Encontre o tipo de arquivo desejado na lista à direita, neste caso .pdf . Esta lista está organizada em ordem alfabética.
- Por fim, escolha o aplicativo que abrirá esse tipo de arquivo por padrão. Nesse caso, Adobe Reader PDF.
Método 2: a partir do mesmo arquivo que você deseja abrir. Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Clique com o botão direito no arquivo .pdf que deseja abrir.
- Posicione o cursor na opção «Abrir com».
- Na pequena janela pop-up, selecione a caixa “Escolha outro aplicativo”.
- Escolha o aplicativo Adobe PDF Reader . Caso não apareça na lista, selecione a opção “Procurar” e procure o programa na pasta “Arquivos de Programas”. Embora, se você já o tiver instalado, ele deve aparecer na lista.
- Marque a caixa que diz “Sempre usar este aplicativo para abrir arquivos .pdf.”
Método 3: esta alternativa também consiste em iniciar a partir do arquivo que deseja abrir. Mas para fazer isso você precisa ter permissões de administrador . Portanto, você deve primeiro fazer login com uma conta de administrador no Windows ou entrar em contato com o seu administrador. Em seguida, siga estas etapas:
- Clique com o botão direito no arquivo .pdf que deseja visualizar.
- Selecione a opção “Propriedades” no menu que aparece.
- A janela pop-up é chamada de “Propriedades do arquivo”. Clique em «Alterar». Se você não for um administrador, esta opção pode não aparecer.
- Selecione Adobe PDF Reader na lista que aparece na janela pop-up, na seção “Outras opções”.
- Novamente em Propriedades, clique em «OK».
Independentemente do método usado, no final você terá aprendido como configurar o Adobe PDF Reader como o leitor padrão para arquivos .pdf. Hoje, a grande maioria das corporações e empresas codificam seus documentos no formato PDF.
Você já se perguntou por que isso acontece? Quais são as vantagens e desvantagens de usar este formato? Aqui estão os prós e contras de compactar arquivos neste formato tão comumente usado hoje.
Vantagens e desvantagens do formato PDF
Prós:
- Este formato é muito popular. Portanto, é compatível com quase todos os sistemas operacionais usados atualmente.
- É fácil de visualizar.
- Ocupa pouco espaço.
- Diferentes opções de segurança podem ser configuradas. Dessa forma, os criadores de um arquivo PDF podem proibir terceiros de imprimi-lo ou editá-lo.
- Eles podem ser facilmente autenticados.
Contras:
- Para poder editar um arquivo neste formato, você precisa ter uma licença fornecida pelo desenvolvedor, a equipe da Adobe. Claro, está pago.
- O processo de edição desses tipos de arquivos é mais complexo do que em outros aplicativos .
- Muitos dos textos neste formato são interpretados como imagens. Portanto, é um pouco difícil trabalhar com eles.