Como criar USB inicializável com Windows 10 – Coloque o Windows 10 em um USB

Como criar USB inicializável com Windows 10 – Coloque o Windows 10 em um USB

janeiro 11, 2022 0 Por Como Posso?

O processo de inicialização e instalação do Windows 10 em um stick USB é mais simples do que pode parecer. Na verdade, esta é uma das formas mais populares de instalar o sistema operacional da Microsoft.

Não fique para trás e aprenda a criar um USB inicializável com Windows 10, em relação a isso e antes de começar é altamente recomendável que você conheça os melhores programas para criar um USB inicializável no Windows, o que pode representar uma alternativa ao que iremos mostre a continuação.

Como criar USB inicializável com Windows 10 – Coloque o Windows 10 em um USB

Como apontamos, o processo para inicializar o Windows 10 a partir de um USB não é complicado, basta seguir uma série de etapas bastante simples. Na verdade, a empresa Microsoft nos fornece um sistema operacional projetado para ser instalado a partir de um USB.

Existem também outras opções com as quais você também pode realizar esta ação, como criar uma memória USB inicializável com Rufus, mas hoje falaremos sobre o método oficial que é o mais recomendado.

Preparações para criar USB inicializável com Windows 10

Deve-se ressaltar que você deve ter o ambiente adequado preparado para instalar o Windows sem problemas a partir de um pendrive. Lembre-se do seguinte:

  • Você precisa de um Pendrive de pelo menos 4GB para a instalação, mas quanto maior a capacidade, melhor.
  • O PC para a instalação deve atender aos seguintes requisitos: processador de 1 GHz, 1 GB de RAM para 32 bits ou 2 GB para 64 bits.
  • No caso de instalação do Sistema Operacional em um Laptop ou equipamento portátil, lembre-se de conectá-lo à rede elétrica, para que não descarregue durante o procedimento.

Baixando o ISO (Windows 10)

  • O primeiro passo é justamente adquirir o sistema operacional, para isso você terá que ir até a página oficial da Microsoft onde poderá baixar diretamente o Windows 10 ISO.
  • Na página, há duas opções de download: Windows de 32 bits e Windows de 64 bits. O Windows de 32 bits é recomendado para os sistemas básicos com RAM igual ou inferior a 4 GB. Se o seu computador for mais potente, recomendamos baixar o Windows 64bit.
  •  Após clicar na versão escolhida, será solicitado que você salve um arquivo. Este pequeno programa será o downloader ISO e o espaço no qual você configurará seu sistema.
Saiba +  Como abrir o painel de controle NVIDIA no Windows 10 sem aparecer ou fechar

Formate o seu pendrive

  • Antes de iniciar o processo, conecte sua memória USB ao PC. Você precisará formatar sua memória. Lembre-se que este processo apagará todos os arquivos presentes na memória, pelo que recomendamos fazer uma cópia de segurança de um pendrive USB do seu PC, após fazer isso você pode prosseguir com a formatação.
  • Vá para o espaço onde os discos rígidos e unidades de armazenamento são exibidos. Clique com o botão direito em seu Pendrive e clique em Formatar.
  • A tela de formatação aparecerá, desative a opção Formatação Rápida e pressione Iniciar.
  • Aguarde até que o aviso Full Format apareça e clique em OK.

Últimos passos para colocar o Windows 10 em um USB

Neste ponto já estamos quase concluindo o procedimento, basta criar o Boot  que usaremos posteriormente para instalar o Windows 10 em outros computadores.

Inicializando o Windows 10 em um USB

  • Execute o programa que você baixou anteriormente do site oficial da Microsoft. O App fará uma breve análise do sistema, espere um pouco.
  • Após o acima, o sistema perguntará”O que você deseja fazer?” Clique em Criar um meio de instalação para outro PC e clique em Avançar.
  • Na próxima tela você deve selecionar o Idioma, a edição do Windows desejada e a arquitetura (32 bits ou 64 bits). Configure essas opções de acordo com sua preferência.
  • Em Escolha qual mídia usar, selecione a primeira opção Unidade Flash USB e clique em Avançar.
  • Selecione a memória USB a ser usada e clique em Avançar.
  • Neste ponto, o processo de cópia do arquivo começará, aguarde até que o processo seja concluído.

Concluindo o procedimento acima da maneira adequada, você terá uma unidade flash USB pronta para instalar o Windows 10 em qualquer computador.

Além do acima, você deve considerar a instalação de vários programas off-line de uma vez no Windows, ou seja, instalar o software essencial para o uso do computador, alternativa recomendada para colocar o computador em funcionamento rapidamente.