Como usar e fazer referências relativas no Excel ao gravar macros

Como usar e fazer referências relativas no Excel ao gravar macros

janeiro 20, 2023 0 Por Como Posso?

Não se preocupe tanto se você não está em um nível avançado sobre o conhecimento do Microsoft Exel, pois explicaremos o que é uma Macro, como editá-la ou modificá-la e para que serve. As macros nada mais são do que uma série de instruções que executam sequencialmente uma ordem. E usa uma linguagem especial chamada VBA, que significa Visual Basic for Applications.

Macros Exel são freqüentemente usados ​​para realizar operações repetitivas e eu sei que elas são executadas automaticamente. No caso de trabalharmos com o gravador do Marcos, podemos ativar uma opção que nos permitirá trabalhar com referências relativas. A seguir explicaremos de forma bastante didática como utilizar e fazer referências relativas no Excel ao gravar macros.

Como usar e fazer referências relativas no Excel ao gravar macros

Explicaremos com um exemplo muito básico, para que você possa entendê-lo se não estiver tão familiarizado com o aplicativo Office . Como já dissemos, quando gravamos uma macro usando referências relativas, podemos colocar os dados automaticamente em qualquer célula.

O exemplo que usaremos será o de uma tabela que contém os dados sobre o nome e o sobrenome das pessoas separadamente e queremos que esses nomes e sobrenomes sejam reunidos em uma nova coluna . Portanto, a primeira coisa que devemos fazer é localizar a célula onde queremos que as ações sejam realizadas.

usar macros do excel

Então vamos ao menu principal e vamos escolher a aba Programador e depois vamos ao comando Gravar Macro. Enquanto estiver lá, faremos um clipe e esta ação irá gerar a caixa de diálogo Gravar Macro.

Aqui devemos inserir certos dados, como o Nome da Macro, a Tecla de Atalho, onde devemos colocar com qual outra letra ela será combinada para executar esta Macro. Devemos também inserir uma breve descrição, com a qual definiremos para que será utilizada esta Macro a partir de agora.

Referências relativas no Excel para registrar macros

E para finalizar fazemos um clipe na opção Aceitar, uma vez feito isso iremos agora para o comando Usar referências relativas. O clipe neste comando, ele será ligado e todas as ações que eu executar a partir de agora usarão as referências relativas . Agora vou para a célula que escolhi para aplicar a referência relativa.

Saiba +  Como ir ou ir diretamente para uma célula específica no Excel

Seleciono a célula e então fazemos um clipe certo para que as opções sejam exibidas e escolhemos Inserir. Uma pequena caixa de diálogo aparecerá e nela selecionarei a opção inserir nova coluna. E então clicamos na opção OK , esta ação permitirá que uma nova coluna apareça e movemos uma célula para baixo nesta coluna.

Aqui vamos escrever uma fórmula que reúna os nomes e sobrenomes das pessoas, lembre-se que este é um exemplo para que você tenha uma ideia de como usar a referência relativa. A fórmula é = C2 & ”” & D2 agora, se pressionarmos as teclas Ctrl e Enter, a combinação do nome e do sobrenome aparecerá na célula.

Para salvar a fórmula nas outras células da coluna, pressionamos as teclas Ctrl + C e passamos para a próxima coluna onde se encontram os sobrenomes. Em seguida, pressione a tecla Ctrl e sem soltar vamos para o final desta coluna. Agora vamos para a próxima célula na coluna onde queremos que os nomes combinados apareçam.

conteúdo da tabela do excel

Agora pressiono as teclas Ctrl + Shift + seta para cima ao mesmo tempo e para finalizar pressiono a tecla Enter. E como você pode ver, todos os nomes combinados aparecerão nesta coluna, agora para finalizar você deve retornar à primeira célula onde você iniciou a gravação das ações e então parar a gravação da Macro e fazer um clipe no comando Referência Relativa.