Como obter ou calcular a porcentagem no Excel a partir de várias células ou entre dois números

Como obter ou calcular a porcentagem no Excel a partir de várias células ou entre dois números

fevereiro 25, 2022 0 Por Como Posso?

Portanto, é aí que reside a utilidade gerada pelo fato de o Excel ter um modo que torna muito mais fácil obter porcentagens. Da mesma forma, você pode mostrar números como frações sem simplificar e inserir todas as fórmulas matemáticas e operações desejadas.

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que exatamente é uma porcentagem, e isso nada mais é do que uma quantidade ou número que representa uma fração do número 100.

Em outras palavras, é uma parte de um número geral que deve ser considerado dividido por 100 unidades. O símbolo com o qual esta fração é representada é%“.

Nesse sentido, dizer 25% é o mesmo que 25/100 e equivalente a 0,25. Um dos usos mais comuns desse cálculo é na compra de um produto à venda.

Assim, se o preço marcado for 1.000 e tiver uma taxa de desconto de 25% deve-se assumir a seguinte relação: 1.000×25 / 100, ou seja, 1.000×0,25.

Dando-nos um resultado de 250, isso seria 25% de 1.000 ou o que é igual à parte do total que está em oferta. Ou seja, seria descontado do preço final.

Como calcular a porcentagem no Excel

Esta é uma tarefa simples quando, para calcular a porcentagem no Excel, você usa a função embutida na qual uma célula é formatada como “ Porcentagem ”.

Assim, a planilha fará esta atribuição automaticamente ao colocar o símbolo (%), podendo também ser modificada manualmente no menu superior.

Agora, a fórmula para obter os percentuais é basicamente: a letra e o número da célula do valor geral, dividido entre a letra e o número da célula com o percentual.

Mas para o Excel realizar o cálculo, ele deve ser colocado na célula onde queremos o resultado. Por exemplo:

Na célula C3 (onde queremos o fim) devemos escrever: = A2 / B2. Desta forma, você obterá a porcentagem de B2 em relação a A2.

Saiba +  Como usar o Solver para resolver equações, operações matemáticas e financeiras no Excel

Encontre a diferença entre dois números

Sabendo como obter percentagens, pode proceder a fazê-lo entre dois números. Isso pode ser útil quando é necessário estabelecer as diferenças entre duas quantidades e representá-las como uma porcentagem.

Para isso, o primeiro valor estaria localizado na célula B3 e o segundo, na célula C3. A partir daí, a fórmula = (C3-B3) / ABS (B3) na célula onde queremos que resulte a diferença.

Isso é possível porque a função ABS está sendo usada, então a fórmula divide a diferença entre o segundo valor e o primeiro pelo valor absoluto do primeiro dígito, o que gera a variação percentual entre os dois números.

Calcular a porcentagem no Excel com base em duas quantidades

Nesse caso, como indica o título, trata-se de obter a porcentagem que um número representa em relação a outro. Esse cálculo é bastante necessário, por exemplo, para professores que devem estabelecer a porcentagem de acertos em um exame, ou seja, a porcentagem que a nota de um aluno representa no total. Existem outros usos também.

Para isso, a variável ou valor real é colocado na célula B3 e o valor total em C3 (neste exemplo, varia de acordo com o uso). Ser capaz de aplicar a fórmula da seguinte forma:

= B3 / C3 e deve ser escrito na célula onde se deseja o resultado. O Excel realiza esse cálculo dividindo o valor de B3 por C3 para obter a porcentagem em relação a C3.