Como configurar a VLAN de um roteador neutro para usá-lo com fibra ótica?

Como configurar a VLAN de um roteador neutro para usá-lo com fibra ótica?

novembro 10, 2021 0 Por Como Posso?

Ter uma configuração de VLAN é muito útil, pois permite reduzir a latência e melhorar a segurança de sua conexão. E é por isso que cada vez mais empresas estão optando por esta configuração para seus escritórios ou locais de trabalho. Portanto, hoje vamos mostrar a você com nosso guia sobre como você pode configurar seu roteador para criar suas próprias redes virtuais.

O que é uma VLAN e quais os benefícios que ela nos oferece?

Uma rede local virtual ou VLAN é um método de criação de redes lógicas independentes dentro da mesma rede física. Desta forma, é possível reduzir o domínio de broadcast, ou seja, restringir a capacidade de um dispositivo entrar em uma determinada rede.

Isso permite que os computadores conectados não possam se comunicar entre si, é muito útil porque desta forma você pode proteger suas informações privadas de outras pessoas. Além disso, as redes virtuais criadas serão mais rápidas, pois o tráfego será reduzido a um determinado número de dispositivos.

Como configurar uma rede local virtual a partir de um roteador neutro?

Vamos continuar explicando como é o processo, os passos a seguir podem variar um pouco dependendo da empresa que fornece a conexão. Tentaremos cobrir este tópico da maneira mais geral possível, mas se você tiver problemas, seria melhor entrar em contato com o seu provedor de serviços .

Estas são as etapas que você deve seguir:

  •  A primeira coisa é conectar o cabo “Ethernet” do ONT à porta WAN do roteador.
  • Conectamos esse mesmo cabo ao nosso computador.
  • Acessamos o portal de configurações do roteador digitando “192.168.1.1” no mecanismo de busca.
  • Escrevemos nosso nome de usuário e senha para entrar.

Neste ponto, a configuração dependerá do seu provedor de internet , a seguir indicaremos as configurações das operadoras mais populares da Espanha .

As redes institucionais e corporativas atualmente usam essa configuração por motivos de segurança ou para limitar o acesso de usuários indesejados. Eles protegem suas informações e, ao mesmo tempo, organizam de forma eficiente sua rede em hierarquias que podem ser gerenciadas a partir da rede central . Vamos ver para cada operador:

Saiba +  O que é, para que serve e como funciona um Web App?

Movistar

Você ativará a opção “Requisito especial de ISP” . Selecionamos a opção “Movistar triple VLAN” então na internet escrevemos em VID 6 e na prioridade 1, para IPTV escrevemos em VID 3 e na prioridade 5 e finalmente em VoIP escrevemos em VID 2 e na prioridade 4 . Só falta dar a seguir para salvar os dados e é isso.

Vodafone

Para a Vodafone vamos para “configuração rápida da Internet” damos “Não” e depois para “configuração da Internet” . Aqui você pode escolher a configuração padrão do Roteador, somente na opção “internet” escrever no VID 100 e na prioridade 0 então para IPTV o VID igual a 100 E “0” na prioridade e para VoIP o VID em 2 e a prioridade em 4. Finalmente, você clica em Avançar e pronto.

laranja

Depois de entrar, entre em “configurações de internet” e pressione “Não”. Selecione “Endereço IP automático” e ative a opção “Requisitos especiais do provedor de serviços de Internet”. Você procura a opção “Ajuste manual” e escreve em todas as prioridades VID 832 e 0. Selecione a opção “Avançar” e pronto.

Se você deseja cancelar o serviço da Orange online, clique neste link e você aprenderá como fazê-lo.

Jazztel

Vá para as opções para configurar manualmente a conexão com a Internet. Selecione para fazer isso automaticamente. Você deve ativar a opção para identificar sua operadora de serviços de telecomunicações.

Clique na seta e escolha “Ajuste manual”. Então, para todos, você escreverá em VID 1074 e prioridade 0. Você atribui “Próximo” e é isso.

Outra ferramenta que pode ser muito útil é compartilhar a conexão de Internet de um Android para o iPhone, aqui está um artigo para você saber como fazer.