Como alterar a letra de um disco rígido no Windows 10

Como alterar a letra de um disco rígido no Windows 10

dezembro 20, 2021 0 Por Como Posso?

O resto das letras do alfabeto são usadas para outras unidades de disco ou armazenamento, sejam internas ou externas (como um pendrive).

Agora, é possível que em algum momento você queira alterar a letra atribuída à unidade no Windows 10, seja porque você tem seu próprio sistema para identificar os componentes do seu computador ou porque pode ter que fazer uma cópia de backup do funcionamento sistema para que ele atue em um local específico.

Etapas para alterar a letra de um disco rígido no Windows 10

Pelas razões indicadas acima, mostramos a seguir as etapas para alterar a letra de um disco rígido no Windows 10. O processo é essencialmente o mesmo aplicado desde o Windows 7, com algumas pequenas alterações.

Etapa 1: Abra a janela chamada Gerenciamento do Computador do sistema operacional

A primeira coisa a fazer é ir para a seção de administração de equipes do sistema operacional, para isso podemos seguir vários caminhos.

  • Clique no botão Iniciar do Windows e digite painel de controle, depois selecione a opção chamada sistema e segurança, então o que você deve fazer é acessar a seção de ferramentas administrativas.
  • Nesta área existem várias opções, a que deve selecionar é a que diz gestão de equipa . É aqui que podemos alterar a letra das unidades que nos interessam. Ao premir poderá aceder a todas as opções disponíveis, incluindo uma secção denominada gestão de discos , que é a que nos interessa.
  • Outra forma de acessar a janela de gerenciamento do computador é mais curta. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows (localizado no canto inferior esquerdo) e clique em gerenciamento de disco (que está na janela de gerenciamento do computador).
  • A outra forma de acessar a janela de gerenciamento do computador também é curta. Direito do mouse no ícone do equipamento , em seguida, selecione a opção

Etapa 2: vá para a opção Gerenciamento de disco da janela Gerenciamento do computador

Nesta etapa , todas as unidades do sistema Windows 10 são exibidas automaticamente, indicando sua letra, distribuição, sistema de arquivos e status.

Saiba +  Como criar ícones para personalizar minhas pastas no Windows 10?

Etapa 3: Selecione a unidade para a qual a letra será alterada

Clique com o botão direito do mouse na unidade e selecione a opção para alterar a letra da unidade e os caminhos.

Etapa 4: selecione a opção de alteração na nova janela

Após a etapa anterior, uma nova janela será aberta na qual você deve clicar no botão  alterar.

Etapa 5: selecione a nova letra que deseja atribuir à unidade

Outra janela será aberta, onde você deve escolher no menu de contexto que exibe uma nova letra de unidade. Feito isso, basta pressionar o botão aceitar para validar as alterações e finalizar a operação. Outra opção que você tem é atribuir mais espaço a qualquer partição, o que explicamos em outro blog.

Considerações antes de mudar a letra de uma unidade de disco

Aqui estão algumas dicas para que você não tenha problemas ao alterar a letra de uma unidade.

  • Você pode escolher qualquer letra do alfabeto, exceto aquelas que já estão em uso.
  • Você terá que fazer o mesmo processo nas janelas que abriu, até que a nova configuração seja finalizada.
  • Alguns programas cuja operação depende da letra da unidade podem parar de funcionar corretamente se você alterá-la. Nesse caso, você pode reparar ou excluir a partição.
  • Ao desconectar o disco e reconectá-lo, a letra atribuída a ele será permanente.

Com as etapas descritas , você já sabe como alterar a letra de um disco rígido no Windows 10.