Qual é a diferença entre suspender e hibernar no Windows?
abril 7, 2022O botão Iniciar é o mais pressionado pelos usuários do Windows. Por meio dele você pode acessar rapidamente programas e pastas. O botão Desligar também é exibido com opções como: reiniciar, suspender e hibernar.
O que é “suspender” no Windows?
“Suspensão” é um processo no qual os dados mais atuais do sistema são preservados e o computador entra em um estado de consumo mínimo de energia.
Durante este modo, a RAM permanece operacional e mantém todos os documentos e janelas abertos como estavam antes de ativar a suspensão. É muito útil se você deseja manter seu emprego para voltar a ele mais tarde.
O que é “hibernar” no Windows?
“Hibernar” é um modo de economia de energia que permite que o estado atual do sistema seja armazenado. Portanto, é gerado um arquivo de hibernação que ocupa um espaço no disco rígido . Este modo não produz consumo de energia adicional e quando reiniciarmos o sistema podemos retomar a sessão sem problemas.
Observe que você pode criar atalhos para Desligar, Suspender ou Hibernar o Windows 10 . Algo muito útil se você precisar acessar rapidamente algumas dessas configurações.
Diferenças entre suspender e hibernar no Windows
Com suspensão, o equipamento consome o mínimo de energia, pois passa a funcionar com potência muito baixa. Em contraste, durante a hibernação, não há consumo adicional de energia, mas sim de espaço no disco rígido.
Durante o modo de hibernação, o computador salva o estado atual do sistema na memória volátil e quando o computador é reiniciado, o usuário pode continuar com suas atividades porque as pastas e os documentos estão abertos.
Por sua vez, o modo de hibernação salva o estado atual do sistema no disco rígido, especificamente em um arquivo chamado hiberfil.sys. Quando você inicia o computador novamente, a memória RAM carrega os dados armazenados no disco.
Ao ativar o modo de hibernação
Se ativarmos o modo de hibernação, a inicialização do sistema será muito mais rápida do que no modo de hibernação. Isso ocorre porque o disco rígido deve responder à RAM ao carregar o arquivo de hibernação. Portanto, a velocidade do disco rígido define o tempo de reinicialização do computador.
É comum que a suspensão seja ativada automaticamente quando o computador não está em uso, enquanto a hibernação sempre precisa ser ativada pelo usuário.
Este modo é usado constantemente por laptops, a fim de economizar bateria. Mesmo assim, também é possível desligar a tela do laptop no Windows 10 sem suspender , mas é algo pouco recomendado, já que o modo é útil para estender a vida da bateria.
Arquivo de hibernação
O arquivo de hibernação pode ocupar muito espaço no disco rígido, mas isso não ocorre quando o computador está suspenso, pois esse modo consome apenas energia. Portanto, se o seu laptop permanecer por muito tempo com a bateria no estado de “hibernação”, ele perderá toda a energia.
Certifique-se de que haja espaço suficiente no disco rígido para que o estado atual do sistema possa ser armazenado no arquivo hiberfil.sys se você escolher o modo de hibernação.
Assim como no modo de espera, a hibernação pode ser útil para dispositivos portáteis . Diante disso, é sempre bom conhecer os métodos com os quais você pode ativar a hibernação ou suspender o laptop ao fechar a tampa , já que certamente é muito útil para economizar bateria.
Depois de saber a diferença entre suspender e hibernar, qual é o melhor?
A melhor opção dependerá dos requisitos do usuário e das especificações do equipamento, seja desktop ou laptop. Você deve verificar o funcionamento da bateria e o espaço disponível no disco rígido antes de escolher.
Se você quiser fazer um breve intervalo de até meia hora, a suspensão será a melhor opção para sua equipe, pois você pode mantê-la “parada” por um curto período. Por outro lado, se você ainda não deseja desligar o computador, mas a inatividade vai durar horas, então a melhor opção será a hibernação.