Qual é a diferença entre RAM e ROM e quais tipos existem?
dezembro 2, 2021A memória RAM e a memória ROM muitas vezes se confundem, mas a verdade é que são muito diferentes e cada uma desempenha papéis fundamentais em vários dispositivos tecnológicos, como os computadores.
A primeira coisa que você deve entender é que ambas, embora sejam dois tipos de memória, funcionam de forma muito diferente, algo que você pode aprender se ler as seguintes informações que preparamos para você.
Memória RAM
A memória RAM desempenha um papel fundamental no desempenho de nossos computadores, seu nome vem de Random Access Memory , que se traduziria em memória de acesso aleatório, algo muito parecido com o seu funcionamento, como veremos a seguir.
Uma maneira simples de explicar como a memória RAM funciona é indicando-a como o tipo de memória armazenada pelo software usado em nosso computador. Os programas padrão do sistema operacional, aplicativos, jogos e outros consomem memória RAM para funcionar.
Este tipo de memória é gerenciada conjuntamente pela CPU e pelo software que a utiliza, é um tipo de memória que armazena dados temporários e se destaca por sua alta velocidade de operação, algo especialmente útil para acessar rapidamente essas informações. Na verdade, é possível fazer um overclock da RAM e fazê-la rodar ainda mais rápido, sendo o acima algumas das diferenças mais notáveis da ROM.
Outro aspecto característico da memória RAM é que ela é um tipo de memória volátil. Volátil significa que a informação armazenada é apagada quando o fornecimento de energia é interrompido, ou seja, quando o computador é desligado.
Por fim, este tipo de memória também se caracteriza pelo fato de ser possível instalar ou trocar os módulos de memória RAM do seu micro sem maiores complicações, sendo este elemento essencial para o desempenho do micro.
Tipos
- SRAM: é um tipo de memória estática e mais rápida que a DRAM. Mesmo assim, seu custo é muito alto, então não foi padronizado.
- DRAM: Este é o padrão em nossos computadores, é composto de vários chips que armazenam informações. Geralmente representa um equilíbrio entre velocidade e conveniência.
Memória ROM
Todos sabem sobre RAM, mas por outro lado, a ROM é parcialmente desconhecida para a maioria dos usuários. Em qualquer caso, isso também tem grande relevância para o correto funcionamento de nossos computadores. Na verdade, é essencial para o seu funcionamento, assim como a RAM.
Certamente você se pergunta: O que é memória ROM? Em primeiro lugar, você deve saber de onde vem seu nome, ROM vem de Read Only Memory , que seria traduzido como ” Read Only Memory “. É um tipo de memória caracterizado principalmente por não ser tão rápida quanto a RAM, e não se apaga quando a energia é cortada.
Embora tenha “somente leitura” em seu nome, a verdade é que a ROM evoluiu com o tempo. Diante disso, hoje existem muitos módulos com recursos de leitura e escrita . Embora, na maioria dos casos, a ROM não tenha uma grande capacidade de armazenamento.
Um dos usos mais importantes da ROM é no BIOS. Este sistema é armazenado dentro de um módulo de memória ROM . Em qualquer caso, este tipo de memória também esteve presente em outros dispositivos, como telefones celulares ou consoles de videogame.
Tipos:
- MASK ROM: É um tipo de memória inalterável criada na fabricação de dispositivos.
- PROM: É uma memória programável, após a fabricação, mas não pode ser alterada.
- EPROM: É programável e pode ser apagado, mas em condições especiais.
- EEPROM: O modo mais comum, pode ser programado um número ilimitado de vezes (com algumas condições).
Por outro lado, como você pode imaginar, embora seja possível aumentar a memória RAM do seu computador , a memória ROM é fixa na maioria das circunstâncias. Na verdade, ele só está presente na maioria das vezes em componentes como o BIOS, pelo menos em computadores.