O que é a placa-mãe e para que serve?

O que é a placa-mãe e para que serve?

março 30, 2022 0 Por Como Posso?

A placa-mãe pode ser definida como o centro de operações do seu computador, já que, a partir dela, você poderá conhecer os diferentes tipos de slots e conectores com os quais pode contar, bem como o tamanho do seu processador.

Para que serve a placa-mãe?

A placa-mãe é o que ajudará os demais componentes do seu computador a funcionar , daí sua importância. Através dele, os slots disponíveis, bem como os conectores e portas, poderão funcionar o mouse, teclado, monitor, equipamento de som, processador, memória RAM , placa gráfica, etc.

Modelos de placa-mãe

Um dos passos para escolher a placa-mãe ideal para o seu computador é o modelo. Essa decisão também deve se basear no uso que você vai alocar para o computador, para, por fim, determinar o tipo de processador que você precisa.

A escolha do modelo da placa-mãe também determinará quanto espaço de CPU você precisará. Portanto, neste caso, o tamanho importa. Existem vários modelos de placas-mãe , mas entre os mais utilizados estão:

  • ATX : No mercado desde 1995, ela se tornou a placa-mãe mais usada em todo o mundo. Em termos de dimensões, é um dos maiores do mercado. Isso não é exatamente uma desvantagem, já que quanto maior o tamanho da placa-mãe, maior a quantidade de slots e conectores disponíveis para integrar mais componentes.
  • Micro ATX : Menor em tamanho e capacidade, este tipo de placa-mãe é muito popular para computadores que se destinam a tarefas de escritório e que não apresentam maiores demandas em termos de funcionalidade.
  • Mini ATX : Por fim, esta é a menor placa-mãe do mercado, ela possui apenas dois slots para expansão de memória RAM , é perfeita pelo seu desempenho e baixo custo, sendo destinada a computadores que cumprem funções muito básicas.

O soquete ideal

Outro elemento a ser levado em consideração na compra de uma placa-mãe para o seu novo computador é o espaço para o processador , que é chamado de soquete.

Saiba +  Quais são os melhores programas para particionar discos rígidos no Windows e Mac sem formatação?

O processador é importante para garantir o desempenho dos demais componentes da placa-mãe, portanto, é importante garantir que eles sejam compatíveis.

Conhecimento de chipset

Dentro da seção do processador, você encontrará, com igual importância, o chipset. Este componente determina a disponibilidade de conexões que sua placa-mãe pode ter: USB, SATA, entre outras.

Circuitos adequados para uso

Não se esqueça que a placa-mãe é composta por um sistema de circuitos elétricos que garantem o seu funcionamento. Essa é outra razão pela qual existem diferentes tipos de placas.

A qualidade dos circuitos que circundam sua placa-mãe deve ser igual ou maior do que a carga de trabalho que você fornecerá a ela . Pois, em caso de sobrecarga, a placa pode ser danificada ou danificar alguns de seus componentes.

Gráficos ou placas de vídeo

Se você planeja instalar alguns jogos em seu computador , é sempre bom ter uma placa de vídeo para melhorar sua nitidez.

Nesse sentido, você deve estar bem avisado se a placa-mãe que você está comprando para o seu micro suporta a instalação de placas gráficas simultâneas (caso você não consiga uma com a capacidade ideal), verificando se ela é compatível com SLI (para gráficos Nvidia cartões ) o Crossfire ( placas gráficas ATI ).